
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
sábado, 27 de dezembro de 2008
O Bolo Rei
Em tempo de Natal, vem a talho de foice falar em coisas que fazem parte da tradição do mesmo.
É assim que ora me lembrei da "postar" algo sobre o Bolo Rei, que é um bolo tradicional da Consoada (Refeições de Natal em família) em Portugal.
Trata-se de um bolo redondo recheado de passas, frutos secos e cristalizados, assemelhando-se a uma coroa com joias. E pelo nome tem a ver com os Reis Magos. Na tradição antiga e ainda não vai muito tempo que se deixou tal de fazer, o Bolo Rei continha dentro uma fava. Quem porventura comesse o pedaço que tinha a fava, teria de pagar o bolo rei da festa seguinte (Noite de Ano Novo e Noite de Reis). Também era uma alegria para a criançada, o brinde( pequenina peça, geralmente de adorno pessoal embrulhada em papel) que sempre aparecia no bolo. Estes pormenores do Bolo Rei desapareceram desde que se entrou para a União Europeia, que proibiu este costume, por constituir um risco para quem comesse o bolo, podendo eventualmente engoli-lo.
Mas básicamente peguei neste assunto pelo seguinte:
Este ano o meu Bolo Rei trazia, dentro da embalagem da confeitaria, uma espécie de cartão de Boas Festas com uma informação bem interessante referente à alusão do Bolo Rei aos Reis Magos, constando assim:
SEGUNDO REZA A HISTÓRIA,
O BOLO REI simboliza as ofertas (prendas) dos Reis Magos ao Menino Jesus.
- A fruta cristalizada e escorrida simbolizam o OURO
- Os frutos secos simbolizam a MIRRA
- O aroma e o cheiro da massa simbolizam o INCENSO
- As frutas que o enfeitam simbolizam as JÓIAS
FELIZ NATAL
Foto e texto:Lu
domingo, 21 de dezembro de 2008
sábado, 20 de dezembro de 2008
E em Zurich
Muito lindos, mas não tão envolvente, como será óbvio... as tendinhas da Bahnhofstrasse... ...Depois na área da estação central, a Hauptbahnhof, muito movimentada...
Texto e fotos:Lu
Mercados de Natal em Viena de Austria










A segunda cidade onde presenciei os mercados de Natal mais lindos para o meu gosto, sendo que a minha experiência é limitada porque foram só três, foi Viena de Austria. Aqui o frio apertava, os enfeites eram bem mais artesanais, as praças e locais muito carismáticos e o ponche quente, cujo cheiro se propalava pelo ar e aquecia bem, assim como as salsichas e a mostarda tão, mas tão deliciosos! Estive nos mercados na Praça da imperatriz Maria Teresa de Austria, no mercado mais antigo e famoso em frente á Cãmara Municipal, noutros locais da cidade e também junto ao palácio de Schonbrunn, residência de campo da Imperatriz Sissi. A atmosfera era bem envolvente com música e fanfarras tocando temas de Natal.
Texto e fotos:Lu
Mercados de Natal
E porque a época é de Natal, lembrei-me hoje de referenciar aqui algo que tenho vindo a vivenciar nos últimos anos nesta altura, em algumas cidades europeias. Trata-se dos mercados de Natal que acontecem em toda a Europa Central desde que se inicia o Advento e até ao Natal.
Os mercados de Natal são acontecimentos festivos que remontam a tradições do Sec. XIV, tendo-se generalizado por todas as cidades e vilas de países da Europa Central onde predomina um clima bem frio.
A primeira vez que ouvi falar de tal, foi na revista "Tempo Livre" do Inatel, na secção de Turismo, sendo que uma das propostas todos os anos é visitar os mercados de Natal da Alsácia.
Segundo parece, teria sido aqui nesta região francesa e na Alemanha que se iniciou a tradição. E então do que se trata: Estes mercados assemelham-se um pouco às nossas feiras de artesanato, que em chegando a Primavera e o Verão se realizam por todo o nosso país e onde se vendem produtos artesanais de todas as regiões , eventos muito interessantes, sempre muito frequentados, organizados pelas autarquias, onde, além de se comprar esses produtos, se tem oportunidade de ver os artesãos a produzir os mesmos

Tudo assim se passa num ambiente de alegria e calor humano, próprio desta época do ano, criando-se desde logo uma certa ambiência para os dias que se aproximam de solidariedade e intimidade familiar. E como o frio é nestas regiões geralmente muito, também o ambiente é propício à bebida quente e com um certo teor de álcool promovendo igualmente a boa disposição.

A primeira experiência que tive neste tipo de mercado, imagine-se foi em terras onde é suposto haver calor, mas de verdade estava frio. Exactamente foi em Palma de Maiorca, ilha espanhola liiinda situada no Mediterrâneo e aonde ( quem lá esteve sabe que é assim), existe uma grande comunidade alemã, não tenho dados de momento, mas lembro-me de ouvir que é uma grande percentagem da população, aliás por toda a parte tudo o que se ouve e lê é em catalão e alemão.
Num antigo palácio árabe inserido num "PUEBLO ESPANHOL", onde além do palácio, se pode visitar a casa de "El Greco" (fica este tema para outra oportunidade) e sensívelmente nas franjas da cidade, visitei então um desses mercados

Texto e fotos:Lu

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Viagem à neve profunda
Só um cheirinho, com a promessa de aparecer em breve...ah, a foto foi tirada pela dona deste bloguesinho...é verdade, sim, sim...eh, eh,eh...
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
A Neve
Imagens da neve que um pouco prematuramente, pois ainda não estamos no Inverno, caíu forte e bonita no norte e centro de Portugal.
As imagens foram conseguidas na região de Viseu, capital da Beira Alta, mais concretamente no C aramulo. Caramulo é uma pequena vila a oeste de Viseu, situada na serra e local de paisagens magníficas, estancia de tratamentos e de férias, muito conhecida pelos seus dois museus, um dos quais é o museu do automóvel.
Na ultima imagem, pode-se avistar ao longe a mãe de todas as serras portuguesas, a linda Serra da Estrela, a abordagem à qual e também ao Caramulo ficará para outras núpcias (como se diz cá no sítio...). Hoje foi só para mostrar uns salpicos de neve...
Texto e fotos:Lu
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada
Mapa
Ver Viagens da Luísa num mapa maior