Tomamos o autocarro do Sightseeing Tour perto de Times Square, novamente atravessamos parte de cidade com a qual já íamos ficando familiarizados e atravessamos desta feita a Ponte de Manhattan, tendo assim a possibilidade de observar a Ponte de Brooklyn doutros ângulos, assim como a zona financeira.
E eis que estávamos chegados a Brooklyn Heights, o 1º grande subúrbio de N.York, uma zona onde a História do passado se sente. Se não fossem os carros e os alguns prédios modernos, pareceria que estávamos no Sec. XIX. Ainda predominam muitos velhos prédios de madeira, ferro forjado e brownstones.
Este Tour é uma passeio através dos quarteirões mais na moda, zonas históricas e passeios junto à marginal do rio com vistas inesquecíveis de Lower Manhattan. Este subúrbio data de 1645, quando os primeiros colonos holandeses chegaram a N. York.
Actualmente é tão grande que se se formasse uma cidade, seria a 4ªmaior cidade dos U.S.A.
Aqui é que se fundou tudo pràticamente, pois desde o início era para esta zona que se orientavam todos os emigrantes que afluiam a N. York. É assim um mosaico enorme de etnias de todo o mundo, desde índios do oeste aos judeus, russos, árabes, italianos, etc. Dizem mesmo que um em sete cidadãos americanos tem ligações familiares nesta zona.
Muitas personalidades famosas da vida americana nasceram e viveram aqui, podendo citar alguns como Woody Allen, Mel Brooks, Neil Simon, Bárbara Streisand, entre outros. George Washington também viveu numa mansão nesta área aquando da guerra da independência e foi aqui que Truman Capote escreveu o seu livro "Breakfast at Tiffany´s" e "A Sangue Frio", assim como Arthur Miller e tantos outros escreveram as suas obras célebres.
Os locais mais famosos são:
A Grand Army Plaza, monumento dedicado ao soldado e ao marinheiro, é uma versão do Arco de Triunfo em Paris. Ornamentado com esculturas de bronze, a que mais se salienta é a Lady Columbia, na sua charrete (é uma alegoria que diz respeito aos U.S.A.). Tem ainda as estátuas de Lincoln e do general Grant, alinhadas ao longo das paredes da Plazza. Aqui também está um busto de John Kennedy, sendo que dizem ser o único monumento oficial em honra de kennedy que existe em N.York. A norte vemos a Bailey Fountain, com uma estátua de Neptuno digna de nota.
Ainda dignos de nota, o Brooklyn Museum, edifício imponente de estilo "Beaux Arts", considerado um dos maiores museus da América, que encerra uma grandiosa colecção de obras primas de todo o mundo.
Também a Brooklyn Academy of Music é o mais antigo centro de cultura da zona. A Biblioteca, o Jardim Botânico e o Zoo são outros dos locais que mais se salientam.
Mas o Brooklyn Heights Promenade (passeio na marginal do rio, que já referenciamos atràs), é talvez dos sítios mais carismáticos desta zona, pela sua beleza e ancestralidade. Cenário de muitos filmes, especialmente de Woody Allen, é aqui que dizem, vêm os namorados admirar o cenário, os amigos conversar e os pensadores ler....
Brooklyn, além de ser um distrito onde o ambiente foi perservado a todos os níveis, é tambem um distrito de intensa actividade cultural, a qual não vou abordar para não saturar, mas é altamente interessante e digo já que não vi nada, rigorosamente nada do interior destes monumentos, pois o Tour absorveu uma manhã inteira e não houve espaços para visitas com pormenor. Mas muito interessante mesmo, para explorar, sobretudo para quem for apaixonado por História.
De volta a Manhattan...
De volta a Manhattan...
Texto e Fotos: Lu
4 comentários:
Olá Lu! Estas tuas crónicas de Nova York estão-nos a "obrigar" a trocar as nossas prioridades de destinos :)
Beijinhos!
Eba! Amo NY!!!!
Nossa, completo seu blog hein.
Belas fotos e um texto muito conciso.Faz viajar na imaginação. vou indicar seu blog pra meus leitores
Lu,
Estamos literalmente a devorar os seus posts e a adorar!
Como sabe estamos já a organizar a nossa viagem e gostavamos de saber em que hotel ficou e se marcou alguma visita ou excursão logo de cá?Se acha que 6 dias e 5 noites são suficientes para conhecer a cidade e tirar 1 dia para ir ao outlet?
Obrigado,
Dubis
Enviar um comentário