
Um dos locais onde o Papa actual iniciou esta viagem em Israel foi no Rio Jordão.
As fotos que tenho do rio estão repletas de peregrinos, não me parece bem mostrá-las aqui. Apenas uma delas sim, refere-se a um painel que se encontrava à entrada do local onde é permitido entrar e a outra refere-se à igreja construida no local onde S. João Baptista nasceu nos arredores de Jerusalém (Ver post de 9 de Julho de 2008).
Saiba-se que este local de acesso ao rio, não será o verdadeiro local onde Jesus foi baptizado. Localiza-se em Yardenit e foi seleccionado e concebido nesta zona do rio para receber os peregrinos que se queiram baptizar nas águas do Jordão. O local tradicional é visitado só uma vez por ano. Aqui se localiza um mosteiro bizantino, nas traseiras do qual, fica uma margem íngreme do rio Jordão, que segundo parece marca a zona onde S. João Baptista pregava e baptizava. O Baptismo significava uma purificação simbólica.
Segundo os evangelhos, o baptismo de Jesus no rio Jordão, por S. João marcou o início do ministério público de Jesus Cristo.

E ainda àcerca do rio:
Uma das trajectórias que os judeus faziam no tempo de Jesus, vindos da Galileia para Jerusalém, era através do vale do Jordão. O rio nasce no monte Hermon, a norte do mar da Galileia, e é fruto do degelo do seu pico. A partir daí , a água corre para sul para o rio Jordão, primeiro numa zona de rápidos e tortuosa e depois até à sua foz no Mar Morto em linha recta.
Texto e foto: Lu
1 comentário:
Com este "cheirinho" ficamos com curiosidade para saber mais.
Saudações
Enviar um comentário