

Onde o Papa realizou a 1ª missa ao ar livre em Israel...VALE DE CEDRON...junto à Igreja da Agonia ou Basílica das Nações...

O Vale de Cedron é um vale que se estende ao longo do muro oriental de Jerusalém antiga. Fica entre o Monte do Templo e o Monte das Oliveiras.
Por este vale, Jesus passava de Betânea para Jerusalém, a fim de ir rezar todos os dias ao Templo.
Neste vale se encontra um cemitério com túmulos judaicos muito antigos, nomeadamente a "coluna de Absalão", o túmulo de S. Jaime e o túmulo de Zacarias (Sec.I e II D.C.), e conjuntamente com túmulos recentes.

Trata-se de uma zona com muito significado e de uma beleza panorâmica enorme. Daqui se avista a Jerusalém Antiga com o Monte do Templo e a cúpula dourada do Domo da Roca mais a Porta Dourada, que é das sete portas de entrada em Jerusalém antiga, construidas por Suleiman, o Magnífico, aquela que está actualmente fechada e lacrada. Segundo a tradição, os Judeus crêem que o seu MESSIAS ainda há-de vir e entrará por essa porta.

Do lado oposto, fica o Monte das Oliveiras, onde existem sete Igrejas que assinalam cenas do Ministério de Cristo.
Entre elas destacam-se a Igreja do Pater Noster, a do Dominus Flevit (de que já falei em post anterior), a linda Igreja de Maria Madalena, de estilo eslavo clássico, mandada construir pelo Czar Alexandre III, com sete coruchéus em forma de cebola dourados e a magnífica Igreja da Agonia, conhecida pela Basílica das Nações, junto ao jardim de Getsémani. (Ver meu post de 9 de Abril, próximo, passado). Já tive ocasião de referir atràs que as igrejas na Terra Santa são muitas mesmo e simplesmente maravilhosas, acho que não exagero, encantam...mesmo que seja só por uma questão de arte...


E agora BELÉM...
Em Belém, segundo a tradição, nasceu Jesus.
Belém é uma cidade da Palestina, fica na Cisjordânea, 10 kms a sul de Jerusalém. É das cidades mais antigas de Israel e Palestina e das que mais nomeadas são, pelos factos bíblicos ocorridos lá.
Fiz o acesso à cidade pelo deserto da Judeia, vinda do Mar Morto, Qumran e Jericó...
Nesta cidade, a zona mais marcante de culto é a IGREJA DA NATIVIDADE. Foi mandada construir pelo imperador de Roma, Constantino, convertido ao Cristianismo e a pedido de sua mãe, Sta. Helena. A História diz que Sta Helena, mãe de Constantino, com 80 anos fez uma peregrinação à Terra Santa e aí se dedicou a identificar os locais onde se passaram fases da vida de Cristo. Então teria sido ela mesma que mandou construir as Igrejas da Natividade onde Jesus nasceu e do Santo Sepulcro onde foi sepultado. Aqui hoje, o Santo Padre esteve a orar no túmulo e a beijar a Pedra da Unção onde Jesus foi colocado depois de retirado da Cruz...


A Igreja da Natividade tem assim um grande significado histórico e religioso, tendo sido edificada sobre a gruta onde Jesus nasceu.
No chão da gruta, a que os peregrinos têm acesso, o local onde Jesus nasceu é assinalado com uma placa de mármore onde está embutida uma estrela de prata. Também o local da mangedoura está referenciado. Parece que esta Igreja é a mais antiga do mundo.



Além de Jesus ter nascido aqui , Belém foi berço do Rei David, que fundou a nação Judaica e foi a terra natal do profeta Isaías. Para Belém também se diirigiram os Reis Magos, indo do Oriente à procura do Menino Deus e nas pastagens próximas de Belém encontraram os pastores a quem o Anjo tinha anunciado o nascimento do Deus Menino.


Na Belém de hoje destacamos a Praça da Mangedoura, uma grande praça onde se situam edifícios públicos e a linda Mesquita de OMAR. A partir daqui tem-se acesso à Igreja da Natividade.
Foi nesta praça que o Papa celebrou a sua 2ª missa ao ar livre.
A população de Belém é maioritáriamente muçulmana, sendo que os cristãos são actualmente uma minoria.


Texto e Fotos: Lu
5 comentários:
Muy buenos tus posts sobre Tierra Santa, gracias po compartirlo !!
Saludos!
Foi deveras interessante ler os teus posts sobre a terra Santa.
Obrigada Lu!!
E bom fim de semana pra voce tambem!!
(aproveito a praticar o meu portugues!!)
Obrigada vagamundos...Sempre é um estímulo e a certeza de que valeu a pena...mas ainda não acabei...ahahah.
Bom fim de semana
Estive Tambem na terra santa no Via Sacra e realmente nao tem como descrever quao bonito é, mas suas fotos sao incriveis, parabens!
www.brasildestino.wordpress.com
Enviar um comentário