segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Amsterdam Gay Pride 2008











Faz este fim de semana 4 anos que estive em Amsterdam, portanto Agosto de 2004 com temperatura pouco habitual nesta cidade, trinta e muitos graus. Recordo-me que estava um calor insuportável, e segundo diziam os autóctones da terra, uma raridade tal tempo.
Noutra altura abordarei a visita a esta cidade que foi muito marcante, pois se trata de uma cidade onde de facto se sente a cultura da libertação ( talvez seja esta a palavra mais adequada).

Mas hoje não vou falar da cidade em si e de uma certa embriaguês que provoca nas pessoas toda a fisionomia da cidade em si e todo o seu ambiente, como dizer ..talvez plural??

Hoje apenas me lembrei a partir duma notícia, que era precisamente neste fim de semana o Amsterdam Gay Pride 2008. E lembrei-me do que vivenciei quando lá estive, precisamente coincidiu com este evento. Foi uma vivencia mesmo espantosa a todos os níveis, muito especialmente o Gay Parade, um espectáculo algo notável, que reflecte bem a cidade. Eu nunca vi em toda a minha vida tanta gente, dizem que todos os anos este evento atinge audiências record. A parada é diferente de outras que há noutros países, porque o desfile faz-se ao longo dos canais que serpenteiam a cidade e os quadros, digamos alegóricos, são montados em cima de barcos, barcaças, e tudo o que se possa mover em água, desfilando uns atrás dos outros num espectáculo de cor, alegria, música, eu nem consigo pôr em palavras o que vi e senti, nunca estive no carnaval do Rio de Janeiro, mas penso que esta parada gay em Amsterdam deve ter contornos muito parecidos.

O desfile começa no canal junto do exterior da Central Station, vai-se movendo ao longo do Prinsengracht, vira à esquerda para o Amstel river, acabando em Oosterdock, começando pelas duas horas e acabando por volta das seis. Tentarei dar uma pequena imagem do que disse, transferindo algumas imagens das que possuo e relativas à parada de 2004. fotos:Lu Texto:Lu

5 comentários:

Unknown disse...

Oi Lu, tudo bem?!

Conferi o email e também a caixa de spam e não encontrei teu email. Poderias mandar novamente? Tente com cópia para o meu pessoal - rogerio dot milani arroba terra dot com dot br

E o que é Amsterdã? Esta cidade não existe mesmo, hein?! Quero voltar para lá e ficar no mínimo uma semana! Lindas as fotos!

Aguardo ansioso seu email. Abraços,

Rogério

G F disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
G F disse...

Mais uma espreitadela no blog e mais uma viagem.Gosto de saber que viaja bastante e merece porque observa, aprecia,entusiasma-se e é, com tudo isso, feliz.E partilha esse entusiasmo generosamente com fotos e descrições bem conseguidas.Não pare e vá já marcar a próxima viagem, estimada srª.E fique bem.
Cordiais saudações,G.F.

G F disse...

Mais uma espreitadela no blog e mais uma viagem!Gosto de saber que viaja bastante e merece porque participa,aprecia,entusiasma-se e é ,com isso,feliz.E partilha esse entusiasmo generosamente com fotos e descrições bem conseguidas.Não pare,estimada srª,e vá já marcar a próxima viagem.E fique bem.
Cordiais Saudações,G.F.

Dubis disse...

Nós vamos a Amsterdão quando voltarmos da Ásia, a escala é bastante grande e por isso dá para ir espreitar.

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails