sábado, 20 de dezembro de 2008

Mercados de Natal

E porque a época é de Natal, lembrei-me hoje de referenciar aqui algo que tenho vindo a vivenciar nos últimos anos nesta altura, em algumas cidades europeias. Trata-se dos mercados de Natal que acontecem em toda a Europa Central desde que se inicia o Advento e até ao Natal.

Os mercados de Natal são acontecimentos festivos que remontam a tradições do Sec. XIV, tendo-se generalizado por todas as cidades e vilas de países da Europa Central onde predomina um clima bem frio.

A primeira vez que ouvi falar de tal, foi na revista "Tempo Livre" do Inatel, na secção de Turismo, sendo que uma das propostas todos os anos é visitar os mercados de Natal da Alsácia.
Segundo parece, teria sido aqui nesta região francesa e na Alemanha que se iniciou a tradição. E então do que se trata: Estes mercados assemelham-se um pouco às nossas feiras de artesanato, que em chegando a Primavera e o Verão se realizam por todo o nosso país e onde se vendem produtos artesanais de todas as regiões , eventos muito interessantes, sempre muito frequentados, organizados pelas autarquias, onde, além de se comprar esses produtos, se tem oportunidade de ver os artesãos a produzir os mesmos e assim se tenta perpetuar tradições artesanais que são também memória dum povo. Paralelamente decorrem muitas vezes exposições referentes à vida cultural e social da área onde isto acontece, sendo que, música e comes e bebes nunca faltam...Ora, o mesmo acontece nos mercados de Natal, com a diferença de que também predominando produtos artesanais, estes referem-se exclusivamente ao Natal, desde os enfeites brilhantes e coloridos à doçaria de Natal. Também aqui são as cãmaras municipais que organizam e normalmente em grandes espaços abertos, nomeadamente praças, jardins e ruas famosas. Nestes mercados, o ambiente é altamente festivo . Para as crianças deve ser verdadeiramente mágico, porque para mim, quando fiz a primeira experiência, senti-me mergulhada no imaginário de Natal da minha meninice, pois sendo artesanato, os expositores revêem tudo o que o Natal de outrora oferecia.
Tudo assim se passa num ambiente de alegria e calor humano, próprio desta época do ano, criando-se desde logo uma certa ambiência para os dias que se aproximam de solidariedade e intimidade familiar. E como o frio é nestas regiões geralmente muito, também o ambiente é propício à bebida quente e com um certo teor de álcool promovendo igualmente a boa disposição.

A primeira experiência que tive neste tipo de mercado, imagine-se foi em terras onde é suposto haver calor, mas de verdade estava frio. Exactamente foi em Palma de Maiorca, ilha espanhola liiinda situada no Mediterrâneo e aonde ( quem lá esteve sabe que é assim), existe uma grande comunidade alemã, não tenho dados de momento, mas lembro-me de ouvir que é uma grande percentagem da população, aliás por toda a parte tudo o que se ouve e lê é em catalão e alemão.
Num antigo palácio árabe inserido num "PUEBLO ESPANHOL", onde além do palácio, se pode visitar a casa de "El Greco" (fica este tema para outra oportunidade) e sensívelmente nas franjas da cidade, visitei então um desses mercados organizado por alemães
Texto e fotos:Lu


2 comentários:

Andrea disse...

Lu, obrigada pelo contato carinhoso!!
Tudo de bom pra ti também (e familiares) e feliz 2009.

G F disse...

Além de bonito é generoso partilhar imagens e descrições.
É bom que continue e mantenha esses hábitos de viajar e comunicar.
Parabéns.
Cumprimentos de G.Fernandes

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails