sábado, 27 de dezembro de 2008

O Bolo Rei


Em tempo de Natal, vem a talho de foice falar em coisas que fazem parte da tradição do mesmo.
É assim que ora me lembrei da "postar" algo sobre o Bolo Rei, que é um bolo tradicional da Consoada (Refeições de Natal em família) em Portugal.
Trata-se de um bolo redondo recheado de passas, frutos secos e cristalizados, assemelhando-se a uma coroa com joias. E pelo nome tem a ver com os Reis Magos. Na tradição antiga e ainda não vai muito tempo que se deixou tal de fazer, o Bolo Rei continha dentro uma fava. Quem porventura comesse o pedaço que tinha a fava, teria de pagar o bolo rei da festa seguinte (Noite de Ano Novo e Noite de Reis). Também era uma alegria para a criançada, o brinde( pequenina peça, geralmente de adorno pessoal embrulhada em papel) que sempre aparecia no bolo. Estes pormenores do Bolo Rei desapareceram desde que se entrou para a União Europeia, que proibiu este costume, por constituir um risco para quem comesse o bolo, podendo eventualmente engoli-lo.
Mas básicamente peguei neste assunto pelo seguinte:
Este ano o meu Bolo Rei trazia, dentro da embalagem da confeitaria, uma espécie de cartão de Boas Festas com uma informação bem interessante referente à alusão do Bolo Rei aos Reis Magos, constando assim:

SEGUNDO REZA A HISTÓRIA,
O BOLO REI simboliza as ofertas (prendas) dos Reis Magos ao Menino Jesus.

- A fruta cristalizada e escorrida simbolizam o OURO

- Os frutos secos simbolizam a MIRRA

- O aroma e o cheiro da massa simbolizam o INCENSO

- As frutas que o enfeitam simbolizam as JÓIAS

FELIZ NATAL

Foto e texto:Lu

3 comentários:

G F disse...

Aqui está um dos post's que é sempre benvindo porque é informativo e dito dum modo muito gracioso. Isto é o que de bom têm alguns estilos de blogs que até com coisas simples dá gosto visitar.
Além disso tem um cheirinho...Estou aqui a salivar.Desculpe esta brejeirice do salivar.
Respeitosamente e sempre atento,G.F.

Alfeu Tavares disse...

Adorei as fotos! Essa do bolo rei ....mmmm Adoro comer esse. Tenho um blog (experimental ainda) com fotos de algumas viagens, vou fazer um definivo agora em janeiro e publicá-lo. Minha próxima viagem será agora em Janeiro para França, República Checa, Espanha e Portugal (claro:)). Amo Portugal. Sou ainda aprendiz de como usar blogs, como faço para usar um mapa como o seu no início?
Parabéns pelas fotos!
Saudações,
Alfeu.
MEU BLOG: www.paixaoporfotografia.blogspot.com
Quando puder visita!

Andrea disse...

Adoro bolo de Reis, também....Hummmm!!!

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails