quinta-feira, 9 de abril de 2009

Jerusalem - A Semana Santa




Os Lugares Santos da Paixão...


A Igreja de S.Pedro Gallicantu e os achados arqueológicos na casa de Caifás.














Devo confessar que me tenho atrasado na redacção do post sobre a minha última viagem. Só consegui elaborar uns pequenos textos sobre alguns eventos a que assisti e que teimei em descrever no blog "Outras coisas da Lu". As viagens, como sempre foram ficando...Mas hoje mesmo iniciarei este tema tão caro a mim, embora não seja para abordar a última viagem, mas sim, excertos de uma das viagens mais maravilhosas que fiz, já lá vão uns anos, e porque acho que, sendo a época propícia, não quero deixar de aproveitar o ensejo. As fotos foram digitalizadas, não sairão provávelmente com qualidade, mas o importante neste caso vai ser mesmo o texto.

Apontamentos de uma viagem a Israel e à Palestina

Esta terá sido a viagem que mais impacto teve no meu coração, sempre quando viajo e visito património da antiguidade, algo me perturba. Desde jovem sempre gostei imenso de Línguas, Geografia e História. O gosto por conhecer novas gentes e lugares terá a ver muito com a minha paixão por essas áreas, muito especialmente por História, está tudo muito interligado, sendo que a base é sempre " O HOMEM" , suas origens, seu destino, sua vida e vicissitudes, suas grandezas e suas misérias...
Mas se, onde se sente a presença da História é uma sensação avassaladora, imagine-se o que se sente quando há combinação de História com o Sagrado???
É asim uma espécie de força poderosa que nos domina, mesmo que se não tenha convicções religiosas.
Sabemos hoje que está provado científicamente que Jesus existiu, que foi um homem maravilhoso para aquele tempo, cuja mensagem bàsicamente se resume numa palavra - AMOR Independentemente de tudo quanto foi escrito, alterado ou eventualmente forjado, a verdade é que Cristo viveu e pregou em toda a área que hoje faz parte de Israel e Palestina. Desde a Galileia à Cisjordânea, nos poderemos interrogar nos locais santos que se visita, se teria sido mesmo ali? Mas uma coisa é certa, aquele Mar da Galileia é o mesmo onde Jesus pescou, aquele Rio Jordão é o mesmo onde Jesus foi baptizado, aquele Sol é o mesmo que Jesus viu naquele lugar, aquela Terra ocre é a mesma que Jesus calcorreou. Assim, é quase uma força magnética que nos penetra, ao visitar estes locais, marcados por uma história sangrenta de 3000 anos .

Hoje então e pelo facto de estarmos na Semana Santa, irei aflorar alguns momentos da vida de Cristo nestes ultimos dias da Sua Vida, com base em locais onde estive em Jerusalém e onde se supõe Jesus ter sido preso, torturado e crucificado.Estarei longe de esgotar o tema Jerusalém...

Jesus chegou a Jerusalém no domingo antes da sua Crucificação...

Ficou instalado em Betânea, perto de Jerusalém, em casa dos seus amigos, mas todos os dias se dirigia ao templo a Jerusalém com os discípulos , onde hoje está o dourado Domo da Roca, mesquita sagrada dos muçulmanos. A estrada de Betânea para Jerusalém passava ao lado do Monte das Oliveiras.

O Monte das Oliveiras, foi cenário de muitos acontecimentos históricos bíblicos, é uma zona arborizada e com muito jardim. Fica sensìvelmente à entrada de Jerusalém, quem viaja proveniente de Belém. Neste jardim foram construidas várias igrejas, que comemoram os diversos acontecimentos da história da Paixão de Cristo. Entre essas várias igrejas fica a Igreja " Dominus Flevit", local onde parece que Jesus Chorou lágrimas de sangue perante Jerusalém. Na arquitectura da igreja, podem-se ver uns jarros, que simbolizam a recolha das lágrimas de Cristo. Disfruta-se daqui uma vista maravilhosa e abrangente de Jerusalém antiga. Provavelmente Jesus não veria o que se vê hoje, mas já via a cidade construida pelos reis David e Salomão e desenvolvida pelos que lhe seguiram incluindo os invasores, especialmente os Romanos. Neste local ainda hoje podemos ver o arbusto que existia na altura e do qual fizeram a coroa de espinhos com que coroaram Jesus.


.




Junto ao jardim do Getsémani foi construida a "Igreja da Agonia"também
conhecida hoje por "Igreja de Todas as Nações".Nela e no seu altar principal se recorda a traição de Judas e a oração de Agonia de Jesus antes da sua prisão. Hoje ainda podemos visitar a gruta e os jardins e ver Oliveiras com 2000 anos do tempo de Jesus, segundo dizem.




Devo notar que esta igreja é Grandiosa e Linda, mas não o serão Todas quantas existem nesta terra???Feitas por arquitectos famosos, oriundos de vários pontos do globo, celebrando a vida de Cristo, que igrejas tão belas!!!
Por exemplo, citemos a Igreja de S. Pedro Gallicantu...
Os evangelhos recordam-nos que, após a sua prisão no Monte das Oliveiras no jardim de getsémani, Jesus foi levado a Annas e depois ao Sumo Sacerdote Caifás- Os discípu
los Pedro e João seguiram Jesus e aí Pedro por 3 vezes negou conhecer Jesus.
Segundo algumas opiniões, a maravilhosa igreja de S. Pedro Gallicantu (imagens no princípio do post + O nome advem do facto de o galo cantar 3 vezes quando Pedro negou Cristo), foi construida sobre as ruinas de um palacio, que dizem seria a casa de Caifás. Pensa-se que, por baixo do palacio, no local dos estábulos, Jesus teria estado preso e sido torturado, conforme nos é apresentado em paineis à entrada dos restos arqueológicos do local.
Continuando a fazer o percurso de Jesus nos últimos dias, passamos da casa de Caifás para a
VIA DOLOROSA ou CAMINHO DO CALVÁRIO, que é o trajecto que Jesu
s percorreu desde que foi apresentado a Póncio Pilatos no Sinédrio na Denominada Fortaleza António até à Crucificação, no local onde hoje se ergue a Igreja do Santo Sepulcro.



Existem 14 estações, no Caminho do Calvário, nove situadas numa rua estreita e cinco dentro de Igreja do Santo Sepulcro. Todas são marcadas por capelas ou igrejas para meditação e preces.
Apesar do movimento e alvoroço do caminho (Hoje há imenso comércio nesta zona), é muito emocionante fazer o caminho que Jesus fez com a Cruz às costas no seu último dia na Terra há pouco mais de 2000 anos.




Logo no início da Via Dolorosa somos confrontados com as ruinas da Fortaleza António, que era o Quartel General da guarnição romana em Jerusalém e foi aqui que Jesus foi julgado por Pôncio Pilatos. Logo ficamos perante as Capelas da Flagelação e da Condenação, que recordam o lugar onde Jesus foi flagelado, condenado e onde o carregaram com a Cruz.
Salientemos a "Capela da Flagelação", que possui um belo acabamento artístico de Jesus, coroado de espinhos .




Seguem-se as outras estações, com relevãncia para a estação da capela dos Polacos, local assinalado por ter sido onde Jesus caiu pela 1ª vez... Vai-se percorrendo até ao local onde provávelmente era a casa de Verónica, que limpou o sangue e poeira da face de Jesus com seu véu, ficando a face de Jesus impressa no mesmo.















Já na Igreja do Santo Sepulcro, que se situa no lugar do Cólgota (fim da via dolorosa), as escadas laterais, dão acesso ao local onde Jesus foi despido das suas vestes. No interior da mesma, um local assinala o sítio onde Jesus é pregado na cruz e depois o sítio onde a cruz foi colocada. Noutro plano, a "Pedra da Unção". Actualmente o túmulo, depois de o local ter sofrido várias destruições, é composto por partes da Igreja original e outras partes reconstruidas pelos cruzados. A rocha sagrada que pertencia ao túmulo, está revestida de mármore. O interior possui uma cãmara interior e uma antecãmara. Todas estas componentes do Túmulo, estão inseridas numa Capela de Mármore, que forma o exterior.



























Na Igreja do Santo Sepulcro , seis comunidades cristãs, partilham o culto: as Igrejas Ortodoxa Grega e Arménia, a Católica Romana, a Síria Ortodoxa, a Copta e a Etíope






Texto e fotos:LU

2 comentários:

VIAGENS E PINTURAS DA AVÓ disse...

Lú, como sempre o seu blog dá gosto ver.É uma maravilha como descreve os acontecimentos.Um abraço da amiga fernanda

G F disse...

Já passaram vários dias que vi este post.E já o fiz mais que uma vez. Hoje não posso passar sem dizer que gosto do género e aprecio a sua partilha generosa ao mostrar e comentar uma viagem e ainda mais com esse simbolismo.Obrigado
Cumprimentos.
G.Fernandes.

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails