quarta-feira, 13 de maio de 2009

Continuando na Terra Santa

Peregrinando com palavras....



No dia de ontem, o Papa esteve em Jerusalém, nalguns dos Lugares Santos mais conhecidos, como sejam a Esplanada das Mesquitas, o Muro das Lamentações, o Cenáculo e o Vale de Kedron.

A Esplanada das Mesquitas fica no Monte do Templo. É uma área elevada, mas plana na sua parte superior.

Aqui, em 968 A.C., Salomão mandou construir o 1º Templo, lugar de culto para adorar a Deus e guardar a Arca da Aliança. Este templo foi destruido posteriormente aquando da invasão dos Assírios e a sua reconstrução iniciou-se em 516 A.C. já sob o domínio de outros povos invasores, os Persas, passando a ser o 2º Templo, definitivamente aperfeiçoado, expandido e completado pelo governador romano Herodes, o Grande na era da ocupação romana. E mais uma vez, também este templo foi destruido pelos Romanos, em 70 D.C. , na sequência de uma rebelião judaica.
Em 638 D.C., começou a época de ocupação de Israel pelos Islãmicos. Foi neste período que foi iniciada a construção das mesquitas no Monte do Templo, onde já não existia qualquer templo judaico.

Actualmente no Monte do Templo, podemos admirar a "Jóia da Arquitectura de Jerusalém", o conhecido "DOMO DA ROCA", terceiro entre os lugares mais sagrados para o mundo do Islão. Foi daqui, que segundo a tradição, o profeta Maomé subiu aos Céus.. A Cúpula Dourada do Domo da Roca, que se avista de todo o lado, foi revestida nos anos mais recentes de uma liga de oiro e alumínio, doação feita pelo anterior rei Hussein da Jordânia. Os mosaicos exteriores de cerâmica, são recentes, mas os interiores são originais. No interior desta Mesquita, podemos apreciar uma espécie de capelinha minúscula, que abriga o que muitos dizem ser "Um Pêlo da Barba de Maomé". Também nos é dado fazer um voto ao introduzir um braço e mão dentro de uma abertura que existe para o efeito, penso que para tocar o pêlo. Jamais esqueci este ritual e como a minha mão cheirava agradávelmente a rosas quando a retirei.
Mas outra tradição (no Genesis), sugere, que ali seria o lugar onde Abraão quase sacrificou Isaac.

A Cúpula Dourada situa-se mesmo por cima dum leito de rocha, área arqueológica isolada dentro da mesquita e que se diz ter sido parte da debulhadora de aruna que o rei David , pai de Salomão e fundador da Nação Judaica, adquirira para o edifício do primeiro templo antigo.

Em frente do "DOMO DA ROCA", ladeando uma espécie de praça na esplanada, está a Mesquita de AL AQSA.
Esta mesquita foi usada pelos Cruzados como quartel. Foi Saladino que a recuperou e introduziu elementos decorativos novos. Para entrarmos nesta mesquita e apreciá-la devidamente, temos de deixar os sapatos à porta.

No centro da praça e do jardim, há uma fonte, EL KAS, onde se pratica o ritual tradicional muçulmano da ablução(lavagem da cabeça, mãos e pés antes de se dobrarem para a oração).

O MURO DAS LAMENTAÇÕES, hoje denominado Muro Ocidental, fica na parte ocidental inferior do Monte do Templo . Este Muro é tudo o que resta do átrio coberto ocidental que outrora cercava o 1º Templo antigo. Aqui, como no tempo em que Nossa Senhora levava Jesus com regularidade ao Templo para orar, hoje também se vive a oração. Os Judeus vêm aqui regularmente orar, muito especialmente ao sábado. Fui testemunha ocular de um "Bar Mitzvah" junto ao muro num sábado algures num ano atràs e também rezei e fiz o meu pedido num papelinho...

Depois seguindo o trajecto do SantoPadre, passamos para o "CENÁCULO".
Cenáculo quer dizer "sala de jantar". Teria sido aqui que Jesus fez a Ultima Ceia com os discípulos na noite que precedeu a sua prisão. O Cenáculo fica no Monte Sião, num edifício já mais recente à época de Jesus Cristo, mas no mesmo edifício localiza-se uma construção mais antiga. Aqui também está o túmulo de David.. Nesta zona do Monte Sião, que ao tempo de Jesus estava inserida nas muralhas e aquando da sua reconstrução ao tempo de um dos Califas ficou de fora, encontra-se também a Igreja da Dormição. Aqui seria o local onde Nossa Senhora ascendeu ao Céu...

E como este post já vai muito longo, vou adiar para o próximo a abordagem sobre o "VALE DE KEDRON" onde o Papa celebrou uma missa ontem e BELÉM, onde celebrou missa hoje.

Texto e fotos:Lu

1 comentário:

G F disse...

Um post histórico e de fé. Aliás dois que gostei de ler. E não precisa de travar...Espero o próximo.Quanto ao pedido do bilhetinho, espero que tenha sido realizado.
E espero que esteja e fique bem.
Com amizade,G.Fernandes.

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails