domingo, 5 de julho de 2009

Nova York Pass - a mobilidade na visita

Wellcome to NEW YORK CITY:

Reza assim no guia do The New York Pass: New York is made up of five wonderful boroughs - Manhattan, Brooklyn, Queens, the Bronx and Staten Island - each well worth exploring. With more than 150 museums, thousand of incredible restaurants, breathtaking sights and attractions, world-class shopping and, of course, Broadway theater, you're in for a real treat.

And you couldn't be visiting at a better or more important time.
Click on www.nycvisit.com





Antes de avançar sobre como eu vi N.York, gostaria de focar mais um pequeno detalhe do planeamento da viagem, que poderá eventualmente interessar a alguém.



Para quem, como eu, foi a N. Y. pela 1ª vez, esta foi uma fórmula que adoptamos e que achamos que resultou. Haverá muitas outras certamente, na próxima se a houver será talvez diferente.
Fomos aconselhados então a comprar com antecedência na Net o N.York Pass. Como a própria companhia diz, é a chave para a cidade. Convêm dizer que à primeira vista não parece barato, mas no cômputo geral, se se quiser explorar o máximo da cidade, torna-se rentável em termos de custo e especialmente de tempo.. E de facto este city pass dá-nos uma extraordinária mobilidade quer no transporte, quer no acesso aos locais ícones já que não se tem de estar à espera em bichas, quer para comprar bilhetes, quer para entrar nos locais. E concerteza já imaginaram, para quem já esteve pelo menos em Londres ou Paris, para entrar p.ex. nos museus, como será em N.Y?

Devo dizer que também neste aspecto tivemos sorte, isto porque quando compramos estava em promoção. Sem dúvida, que as promoções a todas os níveis proliferam devido à crise, será certamente a melhor altura para viajar, para quem puder!!! Fizemos a compra do pass cerca de 3 meses antes, quando a TAP fez a promoção da viagem, fora portanto dos picos de férias.

Este pass dá acesso a mais de 40 atracções, incluindo cruzeiros nos rios que cercam a ilha de Manhattan e descontos em restaurantes, teatros e armazéns de compras. Além disso foram-nos oferecidos 4 tours que deviam rigorosamente ser feitos nos 3 primeiros dias de estada na cidade.
Eu achei que para uma primeira abordagem da cidade estes tours com guia tiveram o seu interesse, primeiro porque são em sistema de Hop on Hop off, o que possibilitou entrar e sair nos locais que tinhamos convencionado visitar nos primeiros dias em determinados quarteirões e depois, porque é sempre muito interessante começar a visita com informações de real interesse sobre os cidadãos de hoje e de ontem da cidade e da cidade em si, conforme os locais por onde íamos passando, o que é extremamente enriquecedor e aumenta as nossas expectativas de visitas a fazer.

Cito exemplos:A Universidade de Columbia onde nos foi dito os famosos que se formaram lá, como p.ex. o actual presidente dos U.S.A., o teatro Apollo em Harlem, onde nos foi referenciado todos quantos famosos da música se inciaram lá, ex. dos quais é o de Michael Jackson, o edifício(muito discreto,antigo e bem recuperado) onde actualmente Bill Clinton tem o seu escritório em N.Y., o edifício Dakota onde viveu e faleceu John Lennon, aspectos super interessantes da arquitectura NovaYorquina, etc...etc... imensas informações, curiosidades, História, coisas que certamente no meio de tanto para ver e disfrutar, perderíamos...Falarei destas coisas posteriormente com fotos...

Os tours que nos foram oferecidos foram básicos: o Downtown tour,(distrito financeiro e arredores, o Uptown tour e Harlem, o Brooklyn tour e o Night tour ( que dá uma volta completa à cidade de noite para ver a cidade iluminada de dentro e de fora).
Não deixarei de dizer como gostei dos Hop on Hop off em N.Y, dão um colorido extraordinário à cidade, pois são imensos, decorados com motivos turísticos e com cores lindas, e os seus guias são altamente profissionais e extremamente simpáticos, digamos como curiosidade, que o primeiro que nos apareceu era um português, rapaz novo, radicado nos U.S.A. há mais de 20 anos...curiosidades das viagens...

O city pass pode-se comprar para um , dois, três ou sete dias...

Logo no primeiro dia de passeios, compramos também o metro pass, que é válido por muito tempo e que é também extensivo aos autocarros de transporte público, cujos motoristas fardados ali à maneira, eram muito gentis...enfim muito profissionalismo e orgulho no seu " métier" , ao bom estilo dos americanos...

E para finalizar lembro ainda outros meios de transporte a usar nesta cidade como sejam os ferrys, os water taxis, barcos, comboios, bicicletas, charretes e é evidente as nossas perninhas que são o melhor transporte para apreciar esta cidade até ao tutano (aliás é sempre em qualquer cidade, devidamente munidos de uma mochila) e para o qual é fundamental os treinos em caminhadas a pé no dia a dia cá na nossa parvónia na orla marítima do Porto (maravilhosa...) e arredores...

E até sempre, não desesperem, logo ,logo vou começar a falar e a mostrar as fotos de N.Y. , só que é uma terra pejada de gente e uma pessoa vê-se aflita com as fotos para pôr no blog, porque como já várias vezes disse, detesto publicar fotos com pessoas, apesar de que acho que ficariam maravilhosas e são sem dúvida as melhores de todas. Mas a ver vamos...


Texto e fotos: Lu

13 comentários:

Cesar Nicolini disse...

Olá Lu! Cada vez mais internacional hein?
Sucesso e abraço

Lucy Fields disse...

De facto os portugueses estão em todo o lado. Mal aterrei em NY e dirigi-me ao nosso transporte, lá estava um português a receber os passageiros,tb há mtos anos nos states.
N comprei esse NY pass, mas deve ser útil, deixei alguns locais para visitar por falta de tempo e alguma má gestão de percursos. Fica para a próxima :D
Bjs

G F disse...

Nota-se que se sabe mexer em terras bem diferentes e, com isso, tirar partido do muito que cada sítio oferece para visitar.E ainda dá explicações generosas que certamente podem ajudar futuros visitantes.
Quem viaja fica com outro desempenho.Continue. E fico à espera que a reportagem continue.
Cumprimentos.
G.Fernandes

Lu disse...

Generoso,muito generoso é o snr. sempre...bem haja e até sempre.

Lu disse...

olá Lucy, tem razão em relação a encontrar portugueses por toda a parte...é mesmo assim e brasileiros e espanhóis tb não faltam. Visitou N.Y. depois do 11 de set?Antes o cenário devia ser mesmo qualquer coisa de maravilhoso, depois abordo esse tema. Bj

Lu disse...

Oi César, ben(e) venuto!(?)
conheci brasileiros em N.Y. muito gentis, como sempre, um deles era de S. Paulo...depois conto.
Abr.

SMS disse...

Olá Lu,
Dicas úteis sobre a mobilidade em Nova Iorque. Ficou registado :)
Aguardo as fotos.
Cump.tos

Lu disse...

SMS- ok, simpatia sua!Vou avançar sim com as impressões da viagem tão
logo que possa.
Cpts.

Diego disse...

O ano passado fui a Nova York e foi maravilhoso, me hospedei no Affinia Dumont da Royal Holiday qual recomendo muito a todos, encontrei muitos brasileiros mas muitos arrogantes por morar nos Estados Unidos.

Beijos a todos!

www.brasildestino.wordpress.com

Lu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DIOGO LIMA disse...

Realmente N.Y é linda e multifacetada ... Vale o passeio e cada centavo gasto.
Achei muito legal seu Blog, parabéns.

Adoro viajar e faço muitas viagens de moto, dê uma olhada no meu site :

www.motoviajante.wordpress.com

Abraços

Diogo Lima
BRASIL

Coga disse...

Oi Luísa, tudo bem?

Gostei muito do teu blog! Será que tens um eMail para que eu possa contatar-te directamente?

Muito obrigada e tudo de bom,
Cristina
cogumela17@yahoo.de

Lu disse...

Diego, por lapso anulei um comentário que te tinha dirigido, desculpa, não sei se o chegaste a ler, bàsicamente estava de acordo com o que dizias, contudo os brasileiros que encontrei em N.Y. estavam de visita , não residiam lá, depois conto.
Abraço da Lu(viagens da Lu)

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails