domingo, 6 de setembro de 2009

N.York 1º Dia - Parte 3

Finalmente no EMPIRE STATE BUILDING



Este arranha céus, que em tempos foi o edifício mais alto do mundo, é um símbolo de N.York e um local turístico imperdível. Inaugurado em 1931, tem 102 andares e é um clássico estilo Art Deco. Desde então milhões de pessoas têm subido ao 86º piso, onde se situa o observatório geral, sendo que anualmente aqui afluem quase 4 milhões de visitantes, muitos dos quais reis, presidentes e personalidades famosas como o lendário... "King Kong"...


Localizado no coração de Manhattan, no Midtown, a sua entrada principal faz - se pela 5ª Avenida. Aí se inicia a experiência de uma vida, a viagem ao cimo do edifício, de onde se avistam panoramas de cortar a respiração. De dia, fica-se subjugado pelo alcance geográfico e diversificado que se avista, e à noite para os olhos é um festival de luz no céu e na terra.


Os últimos 30 andares, em dias de festa são iluminados com diferentes cores de acordo com a ocasião. P. ex: verde no dia de St. Patrick, laranja no dia do Halloween, red, white and blue em feriados nacionais (as cores da bandeira), vermelho no dia de S. Valentim, verde e vermelho no Natal, etc.
O Empire State Building, iluminado à noite, dizem, pode ser visível numa extensão até cerca de 120kms.


Os Pontos Altos desta Experiência:



À entrada do edifício, somos confrontados com uma obra prima de Art Deco, que é o seu famoso Lobby, (átrio), todo ele revestido a mármore importado de vários países europeus. Numa das paredes vê-se em relevo uma imagem do edifício sobreposta no mapa de N. York. É lindo de ver...
Subimos ao 2º piso.


Aqui, poderíamos optar por ir directamente para o observatório ou ficar neste piso para assistir a um espectáculo digno de nota. Como o fim da tarde já estava aí, era o final do 1º dia, eu só pensava em chegar ao cimo do prédio tão depressa quanto possível, pois não queria perder as vistas de dia. Acontece que o Ranger (guarda dos edifícios públicos) que estava a inspeccionar os bilhetes, nos disse que se avançássemos era uma pena, pois perderíamos o NYSKYRIDER(assim se chamava o dito), o qual estava incluido no NYPass. Eu insisti que não queria perder o panorama de dia, mas ele muito gentilmente garantiu que pela hora então, teria tempo para ver o espectáculo do Skyrider, subir depois ao observatório, ver e apreciar a paisagem de dia ao fim da tarde e, com uma sensibilidade espantosa, disse que eu iria adorar o Twilight (pôr do Sol) e disfrutar a passagem do dia para a noite com o Sol a pôr-se e os edifícios a começarem a iluminar-se, esperar e ver a paisagem já completamente de noite.


Assim fizemos e de facto é difícil descrever em palavras o que se via e o que se sentia...as fotos não ajudam muito, tenho alguma dificuldade em tirar fotos à noite com a minha máquina, será a minha inabilidade...

O New York Skyrider, no Empire State Building, é o único simulador de um tour virtual aéreo de Nova York, e isto graças a uma combinação de filmes e animação com vistas espectaculares de tudo o que é preciso ver na cidade. É uma combinação de tecnologia digital e plataformas em movimento com um écran de 6 metros de altura. No show, parece que estamos a entrar num helicóptero no topo do Empire S. Building e em 30 minutos, levando como guia Kevin Bacon, somos levados a percorrer N. York por cima, por baixo e pelo meio de toda a cidade e dos seus famosos lugares. Como eles dizem, este show é um "MUST SEE". Impressionante, e para mim foi um pouco assustador...

Depois do espectáculo, seguimos para o observatório e eis o que se nos deparou:

NORTE:



Virados para o norte da ilha e olhando para a foto, (convem clicar para ver em tamanho real e assim apreciar os locais) vemos à direita o edifício MetLife, que antigamente era o famoso edifício da Pan American (a companhia aérea mais famosa dos U.S.A) e que aparecia em inúmeros filmes passados em N.York nas décadas de 60/70, antes de a companhia ter falido. Atràs vê-se a torre do CityGroup com o topo em forma de ladeira angular. À esquerda vemos o Rio Hudson e muito ao longe vê-se a ponte George Washington que liga Manhattan a Nova Jersey.
No centro da foto vemos Central Park, um pulmão de verdura no coraçaõ de N.York e de que falarei mais tarde. No canto esquerdo vê-se a 7ª Avenida que nos leva até Times Square que está encoberta pelos edifícios. Neste mesmo local podemos avistar o One BryanPark , edifício alto e mutifacetado, com uma história de Engenharia muito interessante. (também abordarei num post os edifícios que mais se salientam no cenário da cidade, agora só uma leve abordagem de alguns). Finalmente no canto do outro lado vê-se a famosa 5ª Avenida que num plano mais à frente ladeia o Central Park e onde se situa a zona dos museus.
Para norte do C.Park fica Harlem.
Em dia de céu bem limpo, dizem que se consegue avistar nesta direcção os estados de Connecticut e Massachussets.

SUL:





Agora virados para o sul, nota-se que este é dominado pelas torres altas da Zona Financeira, as quais, por serem tão altas, quase encobrem os arranha céus antigos. No centro da foto assinalo o Flatiron Building, em forma de prisma triangular e onde se filmou o Homem Aranha. Ao fundo à direita, está como eles dizem, "A Grande Senhora", ou seja a Estátua da Liberdade, junto a Ellis Island, ilha conhecida por todos os emigrantes para N.Y. serem obrigados a fazer aqui o controle. Do outro lado, à esquerda, estão as pontes de Brooklyn e Manhattan, que mais parecem miniaturas. E bem ao fundo vê-se dum lado a zona de Brooklyn e do outro Staten Island.

ESTE:





Para este fica o Rio East que banha o distrito de Brooklyn e o de Queens. Este último distrito é um autêntico Melting Pot de diferentes povos que existem na humanidade e que vivem aí como p. ex: russos, caraibenhos, coreanos, gregos, indianos, paquistaneses, árabes, etc., sendo por isso considerado uma das mais diversificadas áreas residenciais do mundo.( Aqui se desenrola a acção da série que passa na TV, "King of the Queens" com o actor Kevin James - o gordinho que não tem preconceito de o ser).
Na foto é fácil localizar o edifício das Nações Unidas, o Chrysler Building e o Trump World Tower, não é o Trump Tower, esse maravilhoso e moderno edifício fica na 5ª Avenida. Vê-lo-emos depois. Também podemos ver a ilha de Roosevelt que fica no meio do Rio East.
Ao longe ficam os aeroportos internacionais de LaGuardia e JFK.

WEST:



A dominar a frente West, vê-se o Rio Hudson e do lado de lá, Nova Jersey. Do lado de cá, vemos o edifício Penn Plaza, alto e preto, sobranceiro ao Madison Square Garden (Centro de Desportos e Lazer) e ao edifício dos correios de N.Y., já mostrados em posts anteriores. Nesta zona, situam-se diferentes cais de embarque de barcos e navios de cruzeiros e passageiros e não só, como alguns ferries que fazem ligação para N. Jersey e cruzeiros à volta da ilha. Aqui também se localiza o Air and Space Museum, no Porta Aviões INTREPID, que serviu a Marinha durante a 2ª guerra Mundial e agora está desactivado e funciona como museu. Ao lado encontra-se estacionado um dos aviões Concord, que estão fora de serviço.
Nesta área do Rio Hudson, foi onde amarou há tempos o avião que descolara do aeroporto de Laguardia.
Por tràs da paisagem que se avista do Rio Hudson e de N. Jersey, fica o aeroporto internacional de Newark e para lá a Pensilvania.

E depois disto ficamos à espera que a noite caísse...momentos imperdíveis...





Já pela noite dentro retornamos a Times Square .


Aqui jantamos no restaurante do Bubba Gump, especializado em peixe e camarão.


Com um ambiente tradicional americano, este restaurante faz parte de uma cadeia de restaurantes, cujo nome surgiu a partir do film "Forrest Gump". Esta companhia, segundo parece tinha uma frota de barcos de pesca de camarão. Se se lembram, no filme, o protagonista (Tom Hanks), no final da história, com o dinheiro que o pai lhe deixou, realizou o sonho da sua vida que era ter um barco par ir pescar camarão. Provávelmente o nome destes restaurantes foi uma dessas ideias de marketing...o que é certo é que é um restaurante com um acolhimento altamente simpático e um menu de pratos de camarão e peixe muito bem confeccionados e...very tasty.





I'LL BE BACK...

Texto e fotos:Lu

9 comentários:

Vagamundos disse...

As vistas são realmente de cortar a respiração. O ESB é sem dúvida, um must-see de Nova Iorque. Excelente relato e boa ilustração.
Bjs

Alejandra disse...

Adorei!
Todavía está en la esquina la tienda Macy's? (34th y Broadway?)

Diego disse...

Tambem tive o privilegio de estar frente a este mostro de edificio lindissimo com a Royal Holiday, realmente o Maximo.Lindas fotos.

www.royal-holiday.com

SMS disse...

Um pequeno aparte: também nós temos sérias dificuldade m fotografar de noite. Mas o mal deve ser nosso, já que a máquina tem das melhores lentes (foi um profissional que o disse e eu transcrevo).

Quanto ao post, está uma delícia quer o texto, quer as fotos

cumptos

Dubis disse...

As fotografias estão espetaculares, parabéns mais uma vez!

Quanto ás fotos á noite, nós temos uma sony compacta digital e é um espetáculo para fotos á noite e em movimento e conhecemos várias pessoas que dizem o mesmo, anteriormente eu tinha uma olympus e não conseguia fotografar nada!

Portanto a sony é uma aposta óptima para grantia de fotos sempre boas!

www.asviagensdosdubis.blogspot.com/

G F disse...

Voo mal e, por isso, nunca ía a N.Y.E tenho pena. Mas agora não preciso. Já vi bastante depois deste relato generoso,abrangente e claro de quem sabe do que fala e não viaja apenas para dizer que é viajado.É bom que continue. Por isso não podia deixar de fazer já o meu comentário.
Fico contente com a alegria que vejo na D. Mª Luisa àcerca desta viagem.
Com os parabéns e a amizade de G.Fernandes.

Lu disse...

Obrigado a todos pelos generosos comentários e pelas sugestões.Vou segui-las certamente. Abr.

Mônica disse...

EStarei indo com minhas irmãs para Nova York dia 21 sua sugestão nos agradou
Com carinho MONIca

Kinha disse...

Olá LU!!!
Uma maravilha este blog!! Estou fascinada...! As vistas são impressionantes..Um Espectáculo!
Eu sou Catarina de minube e em nome desta empresa gostava de te fazer um proposta! Por favor entra em contacto comigo, catarina@minube.com.
Obrigada e abraço,

Catarina

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails