sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Um "fait divers" ou o Pai Natal e mais Curiosidades (?)

NOVA YORK...
É NOVEMBRO E O PAI NATAL ESTÁ AÍ A CHEGAR...


Hoje vou escrever mais um pouquinho sobre N.York, iniciando com uma foto que aparentemente nada terá de especial, mas tem alguma mensagem, se repararem no que lá está escrito...é isso Santa...????Claus, evidentemente.
Esta foi a última foto que tirei na viagem a esta cidade. Isto não quer dizer que já vou acabar, gostava de...mas ainda não dei conta de muita coisa que vi e que gostaria de partilhar. Ainda falta a 2ª parte do 2º dia ( O touro de Wall Street e a visita à Estátua da Liberdade...), sendo que cheguei numa sexta e parti na sexta seguinte, significa que estive em N. York 6 dias, práticamente só descrevi 2, portanto faltam 4.
Deste 4ºdia que falta, é do que a propósito desta foto eu vou falar.
Este dia era já quinta-feira, no nosso programa estava destinado dedicá-lo a compras, só que com o programa tão intensivo que fizemos ao longo destes dias, a paciência para fazer compras foi-se. Então só conseguimos aterrar no Macy´s para fazermos as compras básicas para a família e aí estão os pretextos para este post, ficando já o último dia fora do baralho.


Essa foto no início do post foi realmente a última e única foto que tirei neste dia, o que denota já algum cansaço, mas é sem dúvida um cansaço que nos faz feliz, depois de termos absorvido um pouco (ou muito!) desta cidade, porque tanto e tanto ficou para ver noutras núpcias, se para tal houver oportunidade...

Tirei esta foto no Macy´s, só porque me chamou a atenção, estarmos em Junho e já estarem a despertar a atenção para o Natal...O Natal em N.York...que sempre atraiu o meu imaginário, fruto de muito cinema que vi. Se normalmente há tanta luz, no Natal imagine-se como deverá ser!!!

Então em Novembro O Santa Claus is coming, que é como quem diz o Pai Natal está a chegar...Ao rever esta foto, revejo-me anos atràs em 1985, muitos anos já vão, meus filhos eram pouco mais ou menos crianças. Nessa altura juntamente com os filhos vivíamos bastante mais a magia do Natal. Muitas coisas contribuíam para isso, e hoje aqui revivo a propósito de N.York e do Pai Natal um filme de grande sucesso então. Assim se chamava ele:

SANTA CLAUS, The Movie


Sempre adorei este filme, lindo, lindo, todo ele tenta explorar os mistérios do Pai Natal, dando resposta às fantasias das crianças (e adultos), localizando as suas origens, mostrando como voam as renas do Pai Natal a partir doPolo Norte, passando pelas chaminés, aterrando no Rockfeller Plaza para dar apoio a um jovem orfão, depois de serpentear pelas ruas de N.York através dos arranhacéus... e a fábrica dos brinquedos e as modernidades que quase dão cabo da mágica do Natal...este é um filme bem terno, que marcou uma época, para mim é certamente o melhor filme dentro desta temática. E então para não ficarmos apenas nesta divagações, falemos então dos armazéns:

- MACY´S
-
(Nesta foto tirada do cimo do Empire State Building, podemos ver o complexo do Macy´s no canto inferior esquerdo).

Quando se fala em N.York, MACY´S é uma das palavras mais conhecidas. Por toda a parte da cidade se vêem turistas com os seus tradicionais sacos brancos com uma estrela vermelha que é o logotipo da empresa.


É um dos grandes armazéns novaiorquinos. Há vários em N.Y., uns mais, outros menos requintados, são verdadeiros impérios, com uma diversidade de oferta e preços, além de serem desmedidamente grandes.


O Macy´s ocupa uma superfície de 1.000.000 m2. Orgulha-se de ser uma das maiores, senão a maior loja do mundo, apreciada pelos compradores mais poupados.


Ocupa um quarteirão inteiro, vende de tudo e a todos os preços. Imagine-se que foi fundado por um marinheiro, que pescava nas frotas de pesca à baleia, de nome Rowland Macy e que em 1857 abriu uma pequena loja. Em 1877, à data da sua morte, já a loja ocupava 11 prédios. A estrela vermelha do logotipo, parece que era uma tatuagem que o Snr. Macy tinha no braço dos seus tempos de marinheiro...Os armazéns foram crescendo até às instalações actuais na 34th Street, com entradas por vários lados. Na entrada por esta rua, ainda existem as estátuas originais, com o relógio, o toldo e a placa com o nome. Um dos donos da loja e sua mulher morreram no desastre do Titanic.


A 4ª quinta-feira do mês de Novembro, é um dos dias mais relevantes no ano para os americanos, celebra-se neste dia o Thanksgiving Day, o dia de Acção de Graças, dia que começou a celebrar-se com os primeiros imigrantes na América a agradecer a Deus a primeira colheita de trigo que de obtiveram em terras de além mar..As famílias costumam juntar-se tal como fazemos aqui no Natal , sendo que o tradicional é comerem peru recheado.
Ontem, quinta-feira, dia 26 foi o Thanksgiving Day deste ano.
Em N. York, há um grandioso cortejo, organizado e patrocinado pelos armazéns Macy´s que se inicia em Central Park e percorre várias ruas de Manhattan, com carros alegóricos e bonecos insufláveis entre eles o Pai Natal.
Para ver o Tour Parade aceder: http://www.nyctourist.com/macys_parade5.htm

Texto e fotos:Lu

Sem comentários:

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails