domingo, 7 de março de 2010

Lu regressa a N. York (no blog)

Finalmente....


Hoje, dia 8 de Março, no mês e semana em que este meu bloguesinho faz 2 anos e em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, (além de ser a noite da atribuição dos Óscares em Hollyood ), decidi voltar aqui, para dar continuidade ao desenrolar das sensações que experimentei em N.York, aquando da minha escapada a esta cidade espantosa.

PORQUÊ ESTE DIA?

Porque foi aqui nesta cidade, que começou o percurso da emancipação da mulher.
Em 8 de Março de 1857 aconteceu a primeira grande manifestação de sempre de mulheres trabalhadoras em N.York para contestar as condições de trabalho violentas a que estavam sujeitas.
Sabe-se que na sequência da Revolução Industrial e já na viragem do Sec. XIX para o Sec. XX, a mão de obra feminina foi incorporada em massa na indústria, especialmente na do vestuário e têxtil, trabalhando estas mulheres em condições de trabalho infra humanas, que começavam no nº exagerado de horas (16) por dia até ao baixíssimo nível de salários, passando pelas condições de trabalho insalubres e perigosas.
Posteriormente foram acontecendo mais protestos, destacando-se o de 1908 em que 15.000 mulheres marcharam para N.York, exigindo redução de horários, melhores salários e direito a voto.


Em 1910 em Coppenhagen, fez-se a 1ª conferência internacional de mulheres, propondo-se a criação de um dia dedicado às mesmas a nível internacional.
Pouco tempo depois, em 25 de Março de 1911, ocorreu o maior incendio de sempre em N.York . Tratou-se de um incendio na fábrica têxtil "Triangle ShirtWaist", em que morreram 146 trabalhadoras, a maioria costureiras. Este nº elevado de mortes, foi atribuido às más condi ções de segurança do edifício.
Desde então a luta pelos direitos da mulher generalizou-se a todo o mundo. Este dia sempre pretendeu chamar a atenção para a sua dignidade, o seu importante papel na sociedade, contestar os preconceitos que a rodeiam e hoje, muito para alertar para a situação em que as mulheres são vítimas de violência e exploração em muitos países do mundo.

Dia 8 de Março é pois um marco dum percurso...

Só em 1975, este dia foi proclamado oficialmente pelas Nações Unidas e em 1979 foi aprovada a convenção para a eliminação de todas as formas de descriminação contra as mulheres.


Hoje em dia em N. York, é obrigatório passear pelo Garment District,
especialmente na 7ª Avenida, uma das paralelas à famosa 5ª , zonas onde outrora se situavam as fábricas têxteis e onde hoje há grandes armazéns e lojas de roupa maravilhosas. A 7ª Avenida é denominada mesmo de Fashion Avenue, nome que vem de outrora quando lhe chamavam "Fashion Row".




E acho que só consegui fazer este post duma assentada porque estive a vêr os Óscares, nunca perco esta noite especial, embora fique sempre algo desapontada tendo em conta as minhas escolhas e já de seguida aí vão 2 fotos genuínamente novayorquinas, que reflectem a minha opção de filme e actor+ actriz.(Times Square - Museu de Cera da Madame Tussaud e numa rua ...nearby...) E quem viu os filmes topa a que se referem as imagens...


Texto: Lu ( a informação veiculada no texto foi recolhida na Wikipédia e alguns outros textos da Net)
Fotos: Lu e Gus(1)

5 comentários:

deisoca disse...

Lu!

Que bom que você voltou! Também passei por estes lugares e matei um pouco a saudade!

Alejandra disse...

Lú!!! bemvinda ao seu blog!!!
jajajaaj
Gosto do bolo de morangos e do chocolate tambem!!!
bjs
pd: nao esqueca o blog!

Maraia disse...

Olá, Lu, tudo bem?

Queria saber se você poderia me passar seu e-mail, pois sou repórter do site Guia da Semana e gostaria de conversar com vc!

Obrigada e aguardo seu contato!

Beijos,

Vera Jacques disse...

Estou pretendedo ir Nova York Gosto de ler seu blog. Que tal dar uma olhada no www.doutroladodamente.blogspot.com?

Kika disse...

Lindíssimas fotos de NY... quero mt um dia poder ir pra lá... Depois dá uma visitinha no meu blog. http://viajandoeviajando.blogspot.com/ Bjss

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails