quarta-feira, 13 de maio de 2009

Israel e Palestina - Back again

Ocorreu-me hoje, a propósito da visita do Papa à Terra Santa, revisitar mais algumas fotos minhas de alguns locais onde o Sumo Pontífice tem estado e que reflectem uma grande parte do percurso que fiz aquando desta minha viagem, que curiosamente foi meses antes da viagem que o último Papa, João Paulo II fez no ano do Jubileu .

Um dos locais onde o Papa actual iniciou esta viagem em Israel foi no Rio Jordão.
As fotos que tenho do rio estão repletas de peregrinos, não me parece bem mostrá-las aqui. Apenas uma delas sim, refere-se a um painel que se encontrava à entrada do local onde é permitido entrar e a outra refere-se à igreja construida no local onde S. João Baptista nasceu nos arredores de Jerusalém (Ver post de 9 de Julho de 2008).

Saiba-se que este local de acesso ao rio, não será o verdadeiro local onde Jesus foi baptizado. Localiza-se em Yardenit e foi seleccionado e concebido nesta zona do rio para receber os peregrinos que se queiram baptizar nas águas do Jordão. O local tradicional é visitado só uma vez por ano. Aqui se localiza um mosteiro bizantino, nas traseiras do qual, fica uma margem íngreme do rio Jordão, que segundo parece marca a zona onde S. João Baptista pregava e baptizava. O Baptismo significava uma purificação simbólica.
Segundo os evangelhos, o baptismo de Jesus no rio Jordão, por S. João marcou o início do ministério público de Jesus Cristo.


E ainda àcerca do rio:
Uma das trajectórias que os judeus faziam no tempo de Jesus, vindos da Galileia para Jerusalém, era através do vale do Jordão. O rio nasce no monte Hermon, a norte do mar da Galileia, e é fruto do degelo do seu pico. A partir daí , a água corre para sul para o rio Jordão, primeiro numa zona de rápidos e tortuosa e depois até à sua foz no Mar Morto em linha recta.

Texto e foto: Lu

1 comentário:

VagaMundos disse...

Com este "cheirinho" ficamos com curiosidade para saber mais.
Saudações

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails