sexta-feira, 15 de maio de 2009

No Vale de Cedron e em Belém (Cont.)




Onde o Papa realizou a 1ª missa ao ar livre em Israel...VALE DE CEDRON...junto à Igreja da Agonia ou Basílica das Nações...

O Vale de Cedron é um vale que se estende ao longo do muro oriental de Jerusalém antiga. Fica entre o Monte do Templo e o Monte das Oliveiras.
Por este vale, Jesus passava de Betânea para Jerusalém, a fim de ir rezar todos os dias ao Templo.
Neste vale se encontra um cemitério com túmulos judaicos muito antigos, nomeadamente a "coluna de Absalão", o túmulo de S. Jaime e o túmulo de Zacarias (Sec.I e II D.C.), e conjuntamente com túmulos recentes.

Trata-se de uma zona com muito significado e de uma beleza panorâmica enorme. Daqui se avista a Jerusalém Antiga com o Monte do Templo e a cúpula dourada do Domo da Roca mais a Porta Dourada, que é das sete portas de entrada em Jerusalém antiga, construidas por Suleiman, o Magnífico, aquela que está actualmente fechada e lacrada. Segundo a tradição, os Judeus crêem que o seu MESSIAS ainda há-de vir e entrará por essa porta.

Do lado oposto, fica o Monte das Oliveiras, onde existem sete Igrejas que assinalam cenas do Ministério de Cristo.
Entre elas destacam-se a Igreja do Pater Noster, a do Dominus Flevit (de que já falei em post anterior), a linda Igreja de Maria Madalena, de estilo eslavo clássico, mandada construir pelo Czar Alexandre III, com sete coruchéus em forma de cebola dourados e a magnífica Igreja da Agonia, conhecida pela Basílica das Nações, junto ao jardim de Getsémani. (Ver meu post de 9 de Abril, próximo, passado). Já tive ocasião de referir atràs que as igrejas na Terra Santa são muitas mesmo e simplesmente maravilhosas, acho que não exagero, encantam...mesmo que seja só por uma questão de arte...

E agora BELÉM...
Em Belém, segundo a tradição, nasceu Jesus.
Belém é uma cidade da Palestina, fica na Cisjordânea, 10 kms a sul de Jerusalém. É das cidades mais antigas de Israel e Palestina e das que mais nomeadas são, pelos factos bíblicos ocorridos lá.
Fiz o acesso à cidade pelo deserto da Judeia, vinda do Mar Morto, Qumran e Jericó...
Nesta cidade, a zona mais marcante de culto é a IGREJA DA NATIVIDADE. Foi mandada construir pelo imperador de Roma, Constantino, convertido ao Cristianismo e a pedido de sua mãe, Sta. Helena. A História diz que Sta Helena, mãe de Constantino, com 80 anos fez uma peregrinação à Terra Santa e aí se dedicou a identificar os locais onde se passaram fases da vida de Cristo. Então teria sido ela mesma que mandou construir as Igrejas da Natividade onde Jesus nasceu e do Santo Sepulcro onde foi sepultado. Aqui hoje, o Santo Padre esteve a orar no túmulo e a beijar a Pedra da Unção onde Jesus foi colocado depois de retirado da Cruz...
Mas voltando a Belém...

A Igreja da Natividade tem assim um grande significado histórico e religioso, tendo sido edificada sobre a gruta onde Jesus nasceu.
No chão da gruta, a que os peregrinos têm acesso, o local onde Jesus nasceu é assinalado com uma placa de mármore onde está embutida uma estrela de prata. Também o local da mangedoura está referenciado. Parece que esta Igreja é a mais antiga do mundo.

Além de Jesus ter nascido aqui , Belém foi berço do Rei David, que fundou a nação Judaica e foi a terra natal do profeta Isaías. Para Belém também se diirigiram os Reis Magos, indo do Oriente à procura do Menino Deus e nas pastagens próximas de Belém encontraram os pastores a quem o Anjo tinha anunciado o nascimento do Deus Menino.

Na Belém de hoje destacamos a Praça da Mangedoura, uma grande praça onde se situam edifícios públicos e a linda Mesquita de OMAR. A partir daqui tem-se acesso à Igreja da Natividade.
Foi nesta praça que o Papa celebrou a sua 2ª missa ao ar livre.
A população de Belém é maioritáriamente muçulmana, sendo que os cristãos são actualmente uma minoria.

Texto e Fotos: Lu

5 comentários:

Alejandra disse...

Muy buenos tus posts sobre Tierra Santa, gracias po compartirlo !!
Saludos!

VagaMundos disse...

Foi deveras interessante ler os teus posts sobre a terra Santa.

Alejandra disse...

Obrigada Lu!!
E bom fim de semana pra voce tambem!!
(aproveito a praticar o meu portugues!!)

Lu disse...

Obrigada vagamundos...Sempre é um estímulo e a certeza de que valeu a pena...mas ainda não acabei...ahahah.
Bom fim de semana

worldpepper disse...

Estive Tambem na terra santa no Via Sacra e realmente nao tem como descrever quao bonito é, mas suas fotos sao incriveis, parabens!

www.brasildestino.wordpress.com

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails