quarta-feira, 24 de junho de 2009

New York - I'M BACK










No bom estilo da Lu, após as viagens (alguns sabem ...), aqui estou eu para dizer Olá e já cheguei, já lá vão uns diitas, mas a ressaca da viagem e outros afazeres mais importantes e pronto só agora e como sempre "Just Hi...". Para alguns contudo eu digo:

É bem...garanto que antes de fazer um ano sobre a data das ditas e bemditas, eu vou pôr (como se dizia antes) para o papel ou seja publicar as minhas maravilhosas nano viagens que fiz desde que iniciei o blog e que passo a vida a prometer fazer e nickles...
Para quem não se deu ao trabalho de percorrer o arquivo do blog, os marcadores no mapa da Google, indicam aonde fiz essas viagens (neste espaço de tempo só duas...mas que duas lindas!!!).

Inicialmente pûs o mapa para colocar marcadores nos locais aonde fora desde que me conheço como gente, cheguei a ter no mapa marcadores na Austrália e em Taizé na França, que foram as primeiras viagens que fiz ainda muito no tempo da outra senhora...mas depois achei que me ia dar muito trabalho e reduzi o mapa para a Europa. Decidi então começar a pôr os marcadores conforme fosse fazendo saídas (perspectivando que passariam a ser mini viagens ou nano como lhes chamou o Fugas, há um tempo atràs). Mas os marcadores ainda arranjei paciência para os pôr, que para quem não percebe nada da poda não foi fácil, e cá em casa ninguém me facilita a vida pois acham que tenho de puxar pelos neurónios nesta tal idade em que eles começam a falhar a toda a velocidade.

E posto isto , vamos ao que os meus queridos amigos (que me presentearam com uns comentários amorosos) e também todos os que me visitam desejam, que é falar da viagem a N.York. Tenham paciência, ainda não vou entrar em pleno no assunto porque sabem que gosto de o fazer com harmonia e não atirar para aqui qualquer coisa para , desculpem a expressão, encher chouriços (isto é uma expressão de jovens cá do pedaço!!!).

Apenas vou conversar um poucochinho até me organizar:
A viagem de ida num Airbus da Tap foi excelente, directamente do Porto e sem escalas, habituada últimamente que estava a viajar em Low Costs na Europa, até me souberam bem as mordomias de uma viagem como antigamente (apesar de como disse anteriormente o preço ter sido bem lowcost). Estes aviões da Tap, são pràticamente novos, parecem que têm pouco mais de 3 anos(?). Assim aproveitei para ver no ecran individual que todos os lugares têm 2 filmes meus favoritos: o MILK e o ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON com dois dos muitos actores que actualmente aprecio - Sean Penn e Brad Pitt. E de facto os tempos são outros, já lá vai o tempo em que só se via velharias de filmes sem interesse e a olhar com o pescoço levantado para um écran ao fim da cabine.

Cheguei a N. York já muito ao fim da tarde e tomei um táxi para o hotel, sendo que foi a única vez que andei de taxi lá na terra. À saída do aeroporto, ainda dentro do terminal, há sempre ofertas de taxis privados, que devem ser evitados a todo o custo, pois são caríssimos. Existem várias alternativas para chegar à cidade, entre os quais o autocarro e os famosos taxis americanos, os Yellow cabs. Porque já era tarde e a viagem foi longa, a ânsia de chegar ao hotel levou-nos a tomar um taxi. Os táxis em Nova York, sabe-se, acho que não estou errada, são relativamente baratos, aliás entre as várias coisas que são bastante acessíveis nos U.S.A. (considerando o nível de vida), os transportes são uma delas.

O processo como se desenrola a tomada do taxi é de facto muito sui generis: Assim, colocamo-nos na fila , devidamente assinalada onde os controladores nos ajudam a tomar o taxi, ou seja, perguntam para onde vamos, fazem o cálculo do custo numa máquina e informam-nos de mesmo, salientando que o custo das portagens que passarmos é adicional. Como em todos os casos onde nos é prestado um serviço, as gorjetas são obrigatórias, oscilando entre 15 a 20 por cento do custo do serviço. Anote-se que nos self-services, lojas, etc. isso não é obrigatório, apenas se estivermos sentados a uma mesa e nos vierem servir.


Já no taxi, até chegar ao hotel já se foi fazendo uma primeira abordagem visual do skyline da ilha
de Manhattan. Após a viagem de cerca de 50 minutos, somos chegados ao centro que os americanos definem como __ 24/7__ 24 hours a day , seven days a week, ou como cantava um rapaz lá da terra "Francis Albert Sinatra..., o tal Ol' Blue Eyes, nascido em Hoboken, N.J. do lado direito do Rio Hudson , " THE CITY THAT NEVER SLEEPS ".

Já me esquecia de dizer que chovia em Times Square, mas o impacto não foi menor, dado que a chuva ainda fazia brilhar mais os néons do sítio, espectáculo a todos os títulos, como muitos sabem, no mínimo Dazzling...feérico e deslumbrante (se esquecermos o consumo de energia...).

E como estava nos States, e já levava daqui a ideia de que me ia consolar logo que chegasse, com o Fast Food americano à maneira (vou voltar a este tema mais tarde!), aí vai desta e já estava no famoso Mc Donalds de Times Square, onde me deliciei com um belo dum ANGUS Burger, no 1º andar do restaurante com vista espectacular para o frenesim de Times Square. Volto a dizer que virei a este tema novamente, mas não quero deixar de esclarecer que o ANGUS Burger, qualquer coisa de delicioso, parece ser considerado como a "Masterpiece" dos hamburgers dos Mc Donalds na América.

E aí está o meu 1º dia em N. York.(E não achem p.fv. caricato estar a falar de hamburgers mal pego no assunto da viagem a N.York, para mim que estou por dentro da conversa, faz sentido...)

Agora relativamente aos posts no blog é assim: antes de ir, fizemos uma planificação exaustiva do que faríamos nos 6 dias que lá íamos ficar. Sempre fazemos um plano para rentabilizar ao máximo as viagens, não quer dizer que obedeçamos rigorosamente, porque surgem sempre condicionantes. O meu blog, como já várias vezes o disse não é um blog de turismo, é um blog de partilha do que senti e vi, privilegiando sempre a imagem. Tiro de facto muitas fotos, mas é por paixão , não como ouvi para aí alguém dizer que é para depois se evidenciar junto dos amigos, não é o meu caso e também não fico perdida a tirar fotos e esqueço -me de apreciar, também não é verdade, concentro-me demais, absorbo demais, leio tudo o que me dão e me rodeia, até choro!! Se me lembrar, contarei um caso que apreciei num dos cruzeiros que fiz, mais própriamente à volta da ilha de Manhattan.


E porque de facto levo muito tempo a ver, o tempo passou e não vi tudo o que planeara, do que vi e do que não vi e mais do que gostaria muito de ter visto e não consegui, falarei então próximamente, sendo que bàsicamente abordarei a viagem umas vezes por temas, outras vezes por ruas, outras por monumentos, outras por tributos e homenagens, áreas, edifícios, museus, jardins, vai ser um pouco assim...ok?? Então até sempre e desculpem lá se os macei com tanta conversa, mas Conclusão: É mesmo uma cidade MARAVILHOSA, gostei, gostei, gostei, é mesmo a capital do mundo,
e Meu Deus, eu vos agradeço ....
Beijos
Lu

Texto e Fotos: Lu

8 comentários:

Dubis disse...

Bem vinda do regresso e desde já os meu parabéns pela introdução da sua viagem!
Nós também já regressámos da nossa.
Ficamos a aguardar os promenores com curiosidade!

G F disse...

Já lhe disse da minha satisfação por terem regressado bem e felizes com o que viram.Deve ser uma cidade fantástica. um dos meus filhos já lá esteve tês vezes e nunca se cansa de admirar essa cidade.
Quanto aos hamburgueres,não eram de minhocas pois nâo?
E quanto às fotografias, não se importe do que dizem e publique sempre.De resto, fico a aguardar pormenores...e mais fotos.
Como sempre, agradeço a partilha, porque quem não vai aos "states" sou eu.Ando a voar mal.Desculpe a brincadeira.Admiro quem gosta de viajar.
Fique bem.
Cumprimentos e amizade.
G.Fernandes.

Alejandra disse...

Lu!!! Bemvinda!!!
Qupe linda New York, es una ciudad para ir todos los años, siempre vas a ver algo diferente, nunca alcanza el tiempo, pero es mejor así, hacerse "escapaditas" cada tanto para recordar, ver cambios y cosas nuesvas.
Esperamos fotos, anécdotas y datos útiles actualizados!!!
besos desde Buenos Aires

VagaMundos disse...

Bom regresso. Estamos a ver que New York foi uma senhora de uma viagem.
bjs

Lucy Fields disse...

era impossível não gostares de NY. revi a minha própria viagem de há ano e meio no teu post. achei o máximo :) bjs

Javier Adán disse...

Que precioso es NY. Me ha encantado tu post. Muy buenas fotos.

Mônica disse...

Eu preterndo conhecer Nova YorKe vou ler devagarinho para anotar.
Com carinho
Monica

Debora disse...

Oi Lu,
Li seu posto sobre NY e deu saudades de lá. Só fiquei três dias, mas foi mágico. Pretendo escrever sobre a Big Apple no meu blog (http://viajandoporai.blog.com) também, acho até que vc me inspirou :)
Boas próximas viagens :)

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails