terça-feira, 4 de agosto de 2009

N. York - Introdução ao 1º Dia da visita

Consciente de que novamente me atrasei muito, defraudando as expectativas de pelo menos alguns, mas sabendo esses alguns o quanto gosto de comunicar por este meio, conto que me desculpem, porque sabem que adoro estar aqui e se não o faço é porque... outros valores mais altos se (a)levantam...

E posto isto, à frente...
Para mim, conhecer N. York foi desde sempre uma aspiração. Razões óbvias estão na base deste desejo, mas também e muito por influência de tanto filme e séries que vi e cujo cenário é o desta cidade. Desde famosas séries como Seinfeld, the King of Queens, Sexo e a Cidade entre tantos, passando pelos filmes de Woody Allen que muito aprecio, aos do De Niro e tantos tantos mais, não esquecendo aqueles em que os fantásticos desastres naturais acontecem por obra e graça do Espírito Santo sempre em N. York e não esquecendo obviamente os dos Superheróis. Enfim, tudo isto atira o nosso imaginário para essas paragens...


N.York, sabe-se que não se vê e absorve em alguns dias, é preciso penso eu viver lá ou pelo menos visitá-la com alguma regularidade para nos identificarmos com a sua palpitante vida.

Esta cidade é formada por 5 municípios: Manhattan, Brooklyn, Queens, o Bronx e Staten Island. Muitas pessoas confundem a cidade de N.Y. com a ilha de Manhattan, mas de facto é muito mais do que esta ilha embora os tais locais emblemáticos se situem aqui (os principais museus, os Arranha Céus, a Broadway, o Empire State Building, a ponte de Brooklyn, Times Square, etc.).






A ilha de Manhattan é atravessada de Norte a Sul por grandes, amplas e rectilíneas avenidas e de este para oeste por ruas transversais, apelidadas por números (Ex: 5ª, 7ª Avenida e ou rua 34, etc.). Contudo na ponta sul da ilha onde se situa o Distrito financeiro (zona onde concentram em grandes arranhacéus os bancos, companhias de seguros, a famosa Bolsa de valores de N.Y. e as super grandes empresas, etc.), as ruas são pequenas e identificadas por nomes tal como na Europa, isto porque foram Europeus (Holandeses e Ingleses) que instalaram esta colónia que deu origem à cidade.



Olhando para o mapa, a ilha é ladeada à esquerda pelo rio Hudson e à direita pelo rio East. Na foto observa-se ao contrário, o rio Hudson à direita com a Estátua da Liberdade e Ellis Island ao longe e o rio East à esquerda, onde se situam as pontes de Brooklyn e Manhattan assim como o distrito de Brooklyn. Esta foto foi tirada no Empire State Building.


Para uma primeira vez, a minha visita foi projectada para ver e admirar esses tais lugares ícones de N.Y. Os dias concentraram-se um pouco e mais qualquer coisa à volta disso e tiveram de ser muito bem aproveitados, porque não gosto muito de abordar as coisas pela rama (fico com a sensação de que não aproveito o investimento que faço). Contudo ainda deu para assistir a um espectáculo na Broadway e meio dia para compras. Perder muito tempo a comer e a fazer compras em sítios muito específicos eu não valorizo, embora a gastronomia eu tenha sempre em conta, fazendo uma ou outra experiência da gastronomia local nas minhas viagens, porque além de ser um prazer, considero este factor como fazendo parte da história cultural de qualquer terra


Et voilá, aqui vai...e neste momento estou a ser acompanhada pela Bárbara Streisand a cantar "ALL I ASK OF YOU" do musical "The Phantom of the Opera". E já se está mesmo a ver qual foi o musical a que assisti na Broadway.

E toda esta conversa se destina a quem como eu antes de lá ir, não fazia a mínima ideia de como aquilo era e convenhamos que tive uma certa dificuldade em perceber onde estava. Não é fácil...

Texto e fotos: Lu

7 comentários:

Sani Hadek disse...

Oi Lu,
Meu nome eh Sani, cai no seu blog por acaso, mas achei muito legal e vou adicionar a lista de blog no meu site. Eu estou organizando o meu site, moro fora ha 5 anos ja, se quiser da uma passadinha por la, eh www.caindonomundo.com
Abracos
Sani

Alejandra disse...

Hola Lu!!! Qué lindo, cuántos recuerdos me trae de mi visita a N.Y.
Yo soy fan del fantasma de la Opera, la ví en Toronto y ahora en Buenos Aires, ya que está desde el mes de Marzo.
Te gustó? Pero me extraña que All I ask of you, lo cante Barbra Streissand, proque es una parte que la canta el fantasma !!!
Espero que nos sigas deleitando con esta ciudad.
Saludos desde Buenos Aires

Lu disse...

Alejandra aqui estou.
O que eu disse no post sobre a música "All I ask of you" do musical O Fantasma da ópera não compreendeste bem. Enquanto eu estava a fazer o post estava a ouvir a Bárbara Streisand a cantar essa canção num CD que tinha várias músicas de musicais famosos como "Memory" dos Cats,"Somewhere" do West Side Story e outros entre os quais também O "All I ask of you", é um CD que tenho dela, por sinal maravilhoso , pois como sabes ela tem uma voz divina. Eu optei por ir ver o Fantasma d ópera porque sempre adorei essa música e já levei daqui o bilhete comprado na Net.Eu depois quando fizer o post respectivo do dia em qu fui vou fazer uma abordagem sobre isso. Entretanto digo-te que comprei lá no teatro o CD com Highlights do musical cantados pelo original cast. Actualmente é Howard McGilling que faz o papel de Phantom e simplesmente a voz dele arrasa...Então um beijo e até sempre.

Alejandra disse...

Ahora si!!!
Me encanta Barbra, así que voy a buscar esa canción cantada por ella, para escucharla, yo tambien tengo el cd de las highlights, pero la version orginal de Londres con Michael Crawford y Sara Brightman
Besossssss

Javier Adán disse...

Precioso y siempre tan diferente NY.Felicidades por tu viagem.

Lu disse...

Oi Sani,brigada pela visita,já passei a pente fino o seu site e admirei, já adicionei tb o seu link nos meus sites amigos de fora...Logo logo votarei para comentar,ok? Felicidade e abraços.
Lu

Lu disse...

Javier, grata pela sua visita. Hoje passei o dia lá para os lados da sua terra. Almocei em San Xenxo e passei a tarde no Grove, dei um passeio de barco na ria d Arousa e adorei, estava um dia 5 estrelas. Gostava de fazer já um post sobre esse passeio mas logo verei quando vou poder. Ate´sempre.
Abr. Lu

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails