segunda-feira, 16 de novembro de 2009

N.York - Mais Curiosidades - Columbia University


Na semana passada apercebi-me nos noticiários, que Bill Gates e Warren Buffet, os dois grandes ícones dos sistema capitalista americano, realizaram uma sessão de perguntas e respostas com os alunos da Universidade de Columbia de N.York, possívelmente os futuros leaders. O tema era bàsicamente o actual estado da economia americana e as dicas para o futuro com base na sua experiência pessoal de muito trabalho, humildade e sucesso.
Como se sabe Bill Gates e Warren Buffet são os dois homens mais ricos e os dois maiores investidores e filantropos do mundo.
De Bill Gates, toda a gente sabe que foi o pioneiro do computador pessoal, projecto que desenvolveu, segundo parece depois de o ter apresentado à IBM, a qual rejeitou, e que foi o ponto de partida para se lançar com o seu amigo e sócio Paul Allen na criação da sua famosa empresa, a Microsoft.
De Warren Buffet já não se ouve muito falar, pois das suas áreas de negócio não se fala tanto delas na actualidade ( Coca Cola, Disney Company, American Express...). Faz no ano que vem 80 anos .

Ambos são pessoas com perfis muito simples e despretensiosos, tendo doado a maior parte da sua fortuna a instituições filantrópicas. De Warren Buffet, diz-se que há dez anos atràs ainda andava num velho Chevrolet e vivia na velha casa de sua mãe. Em 2006, fez a doação da sua fortuna a fins filantrópicos, tendo deixado aos filhos aquilo que ele disse achar o necessário para viverem.

Desta feita, Warren resolveu voltar ao Campus Universitário da Columbia University onde estudou e aprendeu as artes do investimento... com o famoso economista Benjamin Graham.



E sobre esta Universidade vale bem a pena falar, por todas as razões e também porque se trata duma instituição ancestral desta cidade de N.York, de que nos vimos ocupando a falar. Será mais um dado a acrescentar.

Trata-se de facto da mais antiga Universidade de N.Y.. Foi fundada ainda no tempo da colonização da América pelos Ingleses, antes da Declaração da Independência. Aliás a sua fundação foi feita por decreto do rei George II de Inglaterra.


Ao longo dos tempos as suas instalações foram sendo transferidas de local conforme a evolução das necessidades. O Campus actual data de 1897. Hoje em dia a Columbia University, que é uma universidade privada, ocupa uma área de 132.000 m2, distribuida por seis "city blocks", na zona de Morningside Heights, um subúrbio que fica paredes meias com o Upperwest de Manhattan e Harlem entre as Amsterdam e Broadway Avenues.


Os edifícios mais antigos foram construidos no estilo "BeauxArts". Alguns destes edifícios dentro da Universidade são considerados monumentos nacionais. Entre estes edifícios, destacam-se as Bibliotecas, o edifício das Matemáticas, o Avery Hall, the Earl Hall e outros, além de estátuas famosas entre as quais se destaca a "Alma Mater" e o "Pensador" de Rodin. Esta Universidade possui ainda um hospital, uma capela, um teatro, não falando nos polos onde se administram os variados cursos que vão desde as engenharias, direito, negócios, medicina, ciências da vida, negócios estrangeiros, investigaçaõ científica às letras, educação, artes, jornalismo e nem sei que mais...É um mundo.


É esta Universidade que atribui o Prémio Pulitzer.
São inúmeros os nomes de personalidades notáveis entre alunos e filiados que por aqui passaram. Entre eles contam-se cinco dos fundadores dos Estados Unidos (os que assinaram a Declaração da Independência juntamente com George Washington), 4 presidentes entre os quais o actual, Barack Obama, nove presidentes do Supremo Tribunal de Justiça mais 96 Prémios Pulitzer e 93 Prémios Nobel. Poder-se-ão citar alguns nomes como Alexander Hamilton, o primeiro grande economista americano, 1º Secretário do Tesouro, que desenvolveu as bases do capitalismo americano. Foi ele o fundador do First Bank of the United States. Em Manhattan, sente-se por toda a parte referências a este homem notável.
E de seguida vêm nomes como Theodore Roosevelt, Franklynn D.Roosevelt e já mais recentemente o presidente Eisenhower que foi director da Universidade, depois Madeleine Allbright, Koffi Annan, Boutros Ghali, Milton Friedman, Frederico Garcia Lorca, Bella Bartok, Allan Greenspan, George Segal, Ed Harris, etc...etc...

Com base em aspectos aqui mencionados poderemos deduzir o quanto esta universidade contribuiu para a evolução do conhecimento ao nível de áreas tão diversas e especialmente em áreas como a física, medicina, matemática e das quais a humanidade tanto tem beneficiado.


Para completar, devo mais uma vez dizer que só vi a Universidade por fora, seria pedir demais ter a graça em tão pouco tempo de ver tanta coisa maravilhosa. Mas,

se quiserem ver um bocadinho mais além do que as minhas fotos mostram, acedam ao site da Columbia University, naveguem por lá que vale a pena, chegando ao Interactive map of Morning side Campus, verão o Virtual Tour... e então é só ver. Também podem aceder ao www. museumplanet.com, procurar N.York, Columbia University Vicinity Multimedia Tour e there you are...



E agora uma sugestão para quem gosta de ler...Se apreciam literatura actual, leiam Gore Vidal, cujos livros, segundo Gabriel Garcia Marquez, são uma história romanceada da evolução da América.
Os livros de Gore Vidal (Washinghton D.C., Burr, 1876, Lincoln, Império, Holywood e o último, Idade do Ouro) são o espelho crítico das grandezas e misérias da nação americana.






A zona da Universidade, Morningside Heights, vista do rio Hudson, salientando-se a torre da igreja de Riverside que fica ao lado da Universidade assim como o Mausoléu de Grant, um dos mais queridos presidentes americanos que se prestigiou durante a guerra civil americana como general e ainda o monumento aos marinheiros e soldados de N.Y. que morreram na guerra civil americana.


Aqui podemos ver assinalado numa parede no Rio East , zona do Bronx, o local (C, o logotipo da universidade) onde os atletas de Canoagem da Universidade Columbia treinam. Como é apanágio das universidades nos U.S.A, os alunos praticam muitos tipos de desportos.

Texto: Lu com Fonte:Wikipedia
Fotos:Lu

9 comentários:

Perambulanndo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Perambulanndo disse...

Ei Lu.
Muito legal o seu blog.
Eu nunca fui aos Estados Unidos mas.... pretendo um dia ir. =)
Heim, dá uma olhada lá no meu blog perambulanndo.blogspot.com É super novo e amador mas tem umas coisas legais.
Beijos Ellen

Mônica disse...

Lu
Voce me fez ver tantas coisas lindas. Que cultura!
Eu adorei tudo! O local, os homens ricos, a universidade, o rio..
Tudo
Estive em Araxa. Vá ´lá um dia. Acho que vai gostar!
Com carinho Monica

worldpepper disse...

Excelentes fotos, estive em Nova York o ano passado com o Royal Holiday, foi uma viagem incrivel e perfeita.

www.royal-holiday.com.br

G F disse...

Não só reparte a viagem com os amigos como ainda dá dicas para mais pesquisa.Muito bom.Continue.
Cumprimentos de G. Fernandes.

deisoca disse...

Columbia! Eu passei um dia inteiro só na biblioteca deles! Simplesmente maravihoso!
Obrigada por ser a minha mais nova seguidora!
Beijos da recém chegada de Cuba!

Unknown disse...

Oi Lu,

Belíssimo post e belíssimo blog! Eu que amor viajar, encontrei aqui um porto... voltarei sempre para visitar.

Abraço,

Claudia

Mônica disse...

Boa quinta feira
Com carinho Monica

César Nicolini disse...

Lu, que belo post!
Quanta coincidência, hoje vi um programa na tv sobre Columbia, que belo lugar.
Parabéns, abraços

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails