terça-feira, 24 de junho de 2008

A Festa ainda continua







E porque hoje a festa ainda continua, aqui estão umas imagens bem interessantes, quanto a mim , da tradicional cascata de S.João em frente à Cãmara Municipal do Porto, e que todos os anos a cãmara, com muito carinho e revivendo as velhas tradições dos Santos Populares, expôe para o público do Porto e turistas. Previa ter falado mais sobre estas festas e a tradição dos santos populares em Portugal, especialmente sobre o S. João, mas não consegui ter tempo suficiente para fazer a recolha de material. Apenas consegui ir no passado sábado de manhã, à baixa portuense sentir o borbulhar já dos preparativos e recolhi algumas imagens que a seguir anexo. Pena não ter conseguido disponibilidade para ter feito isso porque as festas de S.João mexem muito com a memória da minha vida, aliás com a memória de toda a gente que já foi jovem, que é jovem, que teve ou tem filhos e até netos. Não conheço rigorosamente ninguém do Porto e arredores, desde os tempos em que se saltava à fogueira e se usava o alho porro para bater na cabeça de toda a gente até aos martelinhos de hoje passando pelas cascatas, que nunca tenha ido ao S. João. Era sempre um mundo de gente.

E para não deixar passar a oportunidade, quando se fala nas cascatas de S. João, queremos-nos referir a uma tradição de sempre quando as crianças, os jovens e adultos todos em conjunto, mas especialmente as crianças construíam uma espécie de quadro ao vivo com ruas, montes, colinas, aldeias, cidades, colocando nelas figurinhas de barro coloridas com o S. João sempre em destaque, mas todas as outras figuras representavam personagens e profissões antigas, algumas cascatas, como bem ainda hoje me dizia um colega das aulas de informática tinham mesmo dispositivos em movimento, lembra-me p. ex. comboios, moinhos, bandas de música, rodas de cavalinhos, etc... era uma alegria... e o calor do Verão que já apertava, que até isso hoje está mudado... e não esqueçamos de referir já agora, o concurso das quadras de S. João do tripeiríssimo Jornal de Notícias (tripeiro quer dizer que é do Porto), do concurso das cascatas nas montras da cidade e muito mais... como os manjericos, as sardinhas assadas e o carneiro assado e os balões e os fogos de artifício a iluminarem a noite de s. João...

Texto e Fotos: Lu

1 comentário:

G F disse...

D.Luisa:A reportagem fotográfica está muito bem conseguida. A cascata é um símbolo do S.João e está no imaginário de muitas pessoas.E o texto é sereno e bonito.Encantado.
G. Fernandes

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails