sábado, 26 de julho de 2008

Sonópolis (cont.)








Conforme foi prometido, retomamos hoje um anterior post sobre os sons na polis (cidade) do Porto

Foi então faz hoje oito dias que assisti a um concerto na praça da Casa da Música, integrado nos programas de animação de Verão.

A Casa da Música é uma das Instituições de Cultura desta nossa cidade do Porto e cuja foto acrescento para que, quem tiver acesso ao blog e não conheça, fique de imediato a ver como é o edifício. E porque saliento o edifício?
Este edifíco está construído numa das zonas mais conhecidas da cidade, a "Boavista", considerada o 2º centro do Porto (o 1º é o centro na Baixa antiga). Concretamente então, o edifíco situa-se na Rotunda da Boavista, que é um jardim onde se inicia a maior avenida do Porto - a Avenida da Boavista, a qual se estende por 5klms, passando pelo parque da cidade até à frente marítima , a Foz, zona de cenários maravilhosos junto ao mar.
Foi construído para ser o símbolo do Porto, capital europeia da cultura em 2001 e foi concebido pelo arquitecto holandês REM KOOLHAAS. A sua concepção foi altamente aplaudida por reconhecidos arquitectos nacionais e internacionais.

O seu formato é de algum modo fora do vulgar, atendendo a que foi construído numa zona onde predomina a arquitectura tradicional. Tem assim a forma de um poliedro com 12 andares e funcionando exclusivamente como centro de música para espectáculos musicais de todo o cariz, desde a música clássica à electrónica, do jazz ao fado, de grandes produções a outros projectos musicais.

O concerto SONÓPOLIS enquadrou-se nas actividades culturais de Verão, que decorrem na zona do exterior do edifício, a que se convencionou chamar Praça. Durante o Verão, o programa de animação é bastante atractivo e diversificado para o público portuense e arredores, além de todos aqueles que visitam a cidade nesta altura.
Destaco p. ex. em Junho, o concerto de S. João pela Orquestra Nacional do Porto, em Julho a homenagem ao nosso grande cineasta Manoel de Oliveira, por ocasião do seu centenário e cujo evento "Aniki Bóbó", versava um dos seus filmes mais emblemáticos realizado em 1942, cuja acção se passava no Porto ribeirinho (margens do Rio Douro - ver fotos em posts anteriores no blog). Já em Agosto vamos ter o Porto do Fado, com espectáculos diversos de fado protagonizados por fadistas famosos.

SONÓPOLIS aparece assim neste contexto. Considerei como muita gente, um concerto muito suigeneris, pois é todo ele um elogio à diversidade. Tratou-se de um espectáculo que reuniu no palco músicos, elementos de escolas vocacionais, grupos de diferentes tendencias musicais e cidadãos cooperantes e ou apoiados por Instituições Sociais. Contou ainda com músicos convidados.

Então qual seria o objectivo dum concerto deste género?
Conforme nos foi explicado por literatura distribuída no local, é o seguinte, partindo do princípio que apanhei bem a mensagem: É suposto que a cidade é construída numa base de ampla diversidade, e então trata-se de através dos sons conseguir comunicar essa diversidade, o que resulta num espectáculo de imensas sonoridades variadas, desde as tradicionais às actuais, promovendo um diálogo entre gerações pela conciliação de práticas musicais distintas. Para obter este efeito, participaram instrumentistas de sopro, percussão, cordas, coro, guitarras e baixos eléctricos, elementos convidados dos Serviços Educativos Da casa da Música....

Resultou então um espectáculo verdadeiramente marcante no meu sentir, de uma sonoridade tão intensa que tanto entusiasmou e até comoveu, se tivermos em conta que participaram 200 pessoas de idades entre os 7 e os 94 anos. Foi a cidade do Porto no seu SOM...

Este post já vai muito longo, mas não posso deixar de referenciar um momento que não sendo um elemento novo no conjunto do programa, foi para mim, muito relevante. Refiro-me a uma canção búlgara de nome JENI ME MAN (linnnda!), cantada por um elemento de nacionalidade não portuguesa que integra o coro da Sta Casa da Misericórdia da Maia( COR DE VOZ). O elogio da diversidade chegou até aqui!!!(se bem me faço entender...) FOI BONITO SIM!
Texto:Lu
Fotos:Lu

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Lu, o objetivo do nosso blog é ajudar o turista brasileiro a montar uma viagem barata pela Europa. Então, podes colaborar enviando sugestões de sites e serviços que podem auxiliar o turista a planejar sua viagem, ocmo reservas de hotéis, aluguéis de carros, passagens low-costs, etc. Também poderá colaborar enviando dicas de cidades que já conheces, usando a estrutura e metodologia que estamos usando no blog.

Breve estaremos publicando diversos textos prõprios, que estão sendo montados, além das promoções.

Obrigado mais uma vez por nos linkar em seu blog e contamos contigo e seus amigos para incrementar o conteúdo do nosso blog, ok?!

Abraços,

Rogério

Unknown disse...

Olá Lu
Encontrei esta manhã quando passeava na net o seu simpático blog que me chamou a atençâo ao referir-se ao programa «SONOPOLIS» do qual eu fui um dos participantes pois fazia parte do côro da Misericordia da Maia e gostei da maneira como retratou tal acontecimento que ficará na memoria dos mil espectadores que assistiram ao programa e de todos que vão ler o seu blog.
Não posso deixar de aplaudir todo o restante conteudo do mesmo pois está com um gosto requintado que nos faz viajar sem sair de casa. Os meus parabens L.P.

César Nicolini disse...

Oi Lu, obrigado pelos elogios, gostei muito do teu blog também. Gostaria sim que você deixasse o meu link no teu blog. E se puder me passar informações sobre a cozinha regional da tua região, maravilha, é isso o que eu busco! Aliás, quero ir para Espanha em outubro e tinha pensado em visitar a Ribera del Duero. Vale a pena começar pela região do Douroe ir de carro até lá? Você já fez ou aconselha essa viagem?

G F disse...

Como se vê, SONÓPOLIS teve som e imagem e agora a côr duma boa descrição.Conheço e tenho assistido a eventos variados na casa da música.É linda, perfeita e cheia de interesse.Não soube deste acontecimento e do interesse que o côro da Sta.Casa da Misericórdia da Maia despertou.Mas,sendo da Maia,"deve ter sido em grande"..."se bem me faço entender".Entendido.
Continue a visitar essa salutar casa,a viajar,a escrever assim.
Fique feliz.
Agradeço o viajandobemebarato.A propósito,tenho agendada uma viajem aos Açores de 10 a 17 de Agosto e vou dar férias ao
computador.
Cordiais cumprimentos,G.F.

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails