domingo, 30 de novembro de 2008

Um dia especial


Em final da semana passada completei mais um ano de vida, graças que tenho de dar a Deus. Mas também tenho de dar graças pelo dia espectacular que Deus me proporcionou e que vou partilhar sendo que passei este dia no meu Porto amado e na companhia do meu filhão mais velho que tirou um dia de férias para o dedicar todo a mim.

Saímos pela manhã em dia glorioso de Outono, que foi assim que práticamente esteve quase todo o mês de Novembro nesta terra de encantos. Dirigimo-nos à zona mais carismática do Porto e Vila Nova de Gaia já referenciadas aqui em posts atràs, que fazem parte das zonas mais antigas destas cidades que partilham o rio Douro e que outrora eram uma só cidade, o Porto que deu o nome ao famoso Vinho do Porto. Começamos por almoçar no Cais de Gaia, uma zona de lazer junto ao rio disfrutando de imagens do Porto ancestral deslumbrantes e paredes meias com as caves do Vinho do Porto. Depois do almoço, caminhamos a pé ao longo do cais, apreciando os barcos de cruzeiros que aqui estacionam e percorrem o rio Douro acima até Barca de Alva, onde o rio faz fronteira com Espanha e admirando o Ex Libris desta nossa cidade que é a ponte de D. Luis I, neste dia banhada por um sol dourado de Outono e ainda e também a escarpa da Serra do Pilar.

Em seguida deslocamo-nos ao miradouro da Serra do Pilar em Gaia, local privilegiado de onde se obtem uma vista magnífica sobre o casario em cascata do Porto do outro lado do rio. ( Vão muitos anos que eu não visitava este local lindo...). Neste local há um mosteiro cuja igreja é circular e com o interior em talha barroca e imagens setecentistas, além de um claustro também circular com 36 capitéis jónicos. Este mosteiro foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1996, inserido na zona histórica do Porto que como se sabe é Património da Humanidade. De acrescentar que em 1809, o mosteiro foi ocupado pelas tropas do general Wellington que a partir da Serra do Pilar comandou o ataque que libertou o Porto da ocupação francesa. Em 1832 este lugar também foi usado pelos soldados liberais de D. Pedro IV que derrotaram D. Miguel.

Para completar o nosso circuito turístico nesta zona, apesar de já vária vezes ter visitado diferentes caves do Vinho do Porto, optamos por voltar a fazê-lo, desta vez visitamos as caves do Porto CROFT.
O Vinho do Porto é produzido a partir de uvas que crescem em vinhas na região do Alto Douro, no Nordeste de Portugal, uma das regiões mais belas do mundo, sendo que foi a primeira região vinícola a ser demarcada e regulamentada por lei em 1756, o que torna o Vinho do Porto a denominação de origem controlada mais antiga, tendo sido o Marquês de Pombal, 1º Ministro do rei de Portugal D. José a fazer essa demarcação.
O Alto Douro fica a cerca de 100 km da costa de Portugal, sendo protegido dos ventos frios provenientes do oceano Atlântico pela serra do Marão , fazendo com que o clima desta zona seja muito frio no Inverno e muito quente e húmido no Verão. Sendo esta região muito montanhosa, as vinhas foram sendo plantadas em socalcos à volta dos montes, o que dá uma beleza enorme à paisagem desta zona especialmente quando as vinhas estão cheias de folhas e cachos de uvas ma também depois das vindimas, que decorrem na segunda quinzena de Setembro quando o Outono transmite um colorido misto vermelho, amarelo e castanho à parra das uvas. O clima e as características do terreno xistoso desta região , muito rico em nutrientes e de drenagem fácil, aliados a factores humanos estão na origem de o vinho do Porto ser um vinho altamente licoroso, produto de um sumo de uva mutio rico e concentrado. Depois das vindimas, o vinho é pisado nos lagares , grandes tanques de granito e depois é deixado a fermentar, passando depois para cubas a que se adiciona aguardente vínica, sendo que dizem que é nessa altura que nasce o vinho do Porto com a sua doçura e o seu corpo. Seguidamente desenvolve-se o processo de envelhecimento e para tal, é transportado para as muito conhecidas caves de vinho do Porto precisamente situadas na zona ribeirinha de Gaia.

Aqui na margem esquerda do Douro em Vila Nova de Gaia, encosta acima, eis a zona das caves do Vinho do Porto, caves frescas e sombrias onde o vinho vai amadurecer e donde parte para todo o mundo.
Os Vinhos do Porto são envelhecidos em madeira (cubas de carvalho) ou em garrafa. O Ruby (mais frutado e encorpado) e o Tawny(mais leve), são envelhecidos em madeira, os Vintage são envelhecidos em garrafa, assim nos foi dito.



Texto:Lu
Fotos:Lu

1 comentário:

G F disse...

Diz o ditado popular que quem canta mal canta sempre.E eu digo que quem escreve mal escreve sempre.Sou um exemplo disso e assim cá estou novamente.Mas é só para a felicitar novamente pelo aniversário.Que conte muitos é o meu voto.E tocou-me saber que um filho lhe dedicou esse dia.Atitude bonita.
Conheço os sítios por onde passou o dia que têm muito encanto.
(Mas olhe que o mais bonito é daí poder-se ver o Porto).Não se zangue com estas tiradas.
Melhores saudações de G.Fernandes

Encontre aqui outras coisas

Pesquisa personalizada

Mapa


Ver Viagens da Luísa num mapa maior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails